O Centro Comunitário do Violin está abandonado, com as janelas quebradas, porta arrombada, fios elétricos arrancados e todo o mobiliário destruído. No local há cobertores jogados, indicando que é utilizado como mocó. Quem passa pela área mal pode imaginar que há uma década o espaço era palco de encontros em datas comemorativas, bailes, cursos de artesanato e abrigava uma monitoria de crianças, que tentavam suprir a falta de creches na região. Era ponto de ensaios de uma escola de samba, de atividades esportivas regulares e de reuniões dos moradores.
Segundo a proprietária de um bar em frente ao local, Helena Barbieri, a decadência começou com as brigas frequentes nos bailes de forró. A partir disso ninguém mais quis assumir a presidência da associação de moradores e o local começou a ser depredado.
"Este local faz muita falta para a gente. Eu mesma trabalhei como monitora de crianças no centro. O que mais sinto falta são os cursos que eram ofertados aqui", relembrou Aidê Alves Pereira da Silva, outra moradora do bairro.
A auxiliar de Enfermagem Ana Lúcia Silveira relata que não deixa sua filha ir para as aulas de inglês sozinha porque tem que passar nas proximidades do antigo centro, que é frequentado por usuários de crack. "O local deveria ser transformado em uma creche, ou algo para os alunos da escola que fica aqui perto", sugeriu.