Equipes volantes da Secretaria de Saúde de Londrina têm percorrido colégios estaduais desde o dia 25, com o objetivo de vacinar os estudantes contra a dengue. Nesta terça-feira (30), a vacina estará disponível nos colégios estaduais Olympia Tormenta, José Carlos Pinotti e Maria do Rosário Castaldi. Na quarta-feira (31), serão visitados os colégios Maria José Balzanelo Aguilera, Lucia Barros Lisboa e Roseli Piotto. E no último dia de vacinação na rede estadual de ensino, quinta-feira (1), serão vacinados os alunos dos colégios Newton Guimarães, José Rodrigues Silva, Albino Feijó e Barão Rio Branco.

Algumas universidades e faculdades também firmaram parceria com a SMS para que alunos e funcionários recebam a vacina contra a dengue. Nos dias 30 e 31 de agosto, a equipe da secretaria irá até o campus Piza da Unopar e também ao Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E nos dias 1 e 2 de setembro, as equipes irão até o campus da UEL. "Além desses pontos itinerantes de vacinação, as UBSs da área urbana contam com cronograma para fornecer as doses. Na área rural a vacinação ocorre diariamente, e na região central temos dois locais que também aplicam a vacina contra a dengue todos os dias", disse a diretora-geral da SMS, Eliana Zaninelo Marussi.

A campanha estadual de vacinação contra a dengue, realizada em 30 municípios, segue até o dia 3 de setembro. No último sábado (27), as Unidades Básicas de Saúde da área urbana de Londrina ficaram abertas para atender o público-alvo – moradores de 15 a 27 anos. Foram imunizados 3.180 jovens. Desde o início da campanha, no dia 13 de agosto, foram aplicadas 12.862 doses em Londrina. A meta é vacinar cerca de 120 mil jovens e adolescentes.

"É uma doença de risco, que pode agravar e causar morte, então essa vacina é uma forma de proteção extremamente importante. Agora que estamos no inverno, temos uma incidência baixa de casos de dengue, mas em breve chega o verão, e nesse período a infestação do mosquito e os casos da doença aumentam", frisou Eliana.

A diretora lembrou ainda que somente os jovens e adolescentes que forem vacinados nesta primeira fase da campanha vão receber a segunda e terceira dose na rede pública de saúde. "A imunização é completa após a aplicação de três doses, então quem receber a vacina agora terá essa informação registrada no seu cadastro, e isso vai garantir a aplicação das próximas doses para esta pessoa", afirmou.


EFEITOS COLATERAIS
As doses utilizadas no Município foram cedidas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A vacina tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença e a imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de 6 meses entre elas. A imunização não pode ocorrer em conjunto com vacinas para outras doenças, e os possíveis efeitos colaterais são similares aos da vacina contra febre amarela.

A diretora-geral da SMS explicou que até o momento, desde o início da campanha, não houve registros de atendimento para efeitos colaterais. "É uma vacina aprimorada, de alto nível de tecnologia, que está sendo fornecida gratuitamente em nosso Estado."
Não é permitida a aplicação da vacina contra a dengue em pessoas alérgicas aos componentes utilizados. É proibido o uso em gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com deficiência imunológica congênita ou adquirida como leucemia, linfoma, ou outra neoplasia que afete a medula óssea ou sistema linfático. Também não podem utilizar a vacina contra a dengue pessoas que estão sendo submetidas a radioterapia, quimioterapia ou corticoterapia em dose imunossupressora por mais de duas semanas.