Imagem ilustrativa da imagem Empresa londrinense participa de feira de sustentabilidade na França
| Foto: Saulo Ohara



A Agribela, empresa voltada ao manejo integrado de pragas agrícolas, apresentou a ideia do Biodrop – cápsula de controle biológico de pragas em lavouras – na Feira Internacional de Sustentabilidade, a World Efficiency Solutions, em Paris, na França, que começou na terça-feira (12) e termina nesta quinta (14). O produto é o responsável pelo prêmio – a viagem à Europa – que a empresa recebeu em agosto em evento promovido pela ONU Meio Ambiente.

"O evento é promovido pela ONU e o objetivo é buscar, de forma geral, soluções sustentáveis, não só para a agricultura, mas também para a área urbana. O que nós queremos com a participação no evento é criar contatos fora do Brasil para melhorar ainda mais os serviços, já que lá são esperados mais de 4 mil participantes", afimou Gabriela Vieira da Silva, criadora da empresa e representante da Agribela na feira. "O produto consta numa cápsula injetada com inimigos naturais que não fazem mal à agricultura, quando elas caem na lavoura, eles saem e matam as pragas. É um controle biológico que tem vantagens sobre outros métodos de se livrar das pragas, já que é biodegradável", completou a idealizadora do Biodrop.

A Agribela é incubada pela Intuel (Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL) e recebe todos os suportes da universidade. A incubadora é a responsável pela assessoria jurídica da empresa, divulgação, cursos de gestão e capacitação, além de espaço físico e insfraestrutura.

"A Intuel é responsável direta por esse sucesso. Existe uma Agribela antes e uma depois da incubação. A Intuel dá um suporte, um desenvolvimento pessoal e profissional. Antes de passar pelo processo, a gente não tinha suporte na questão jurídica, então ela é responsável por várias coisas que capacitam os empreendedores, além de que estar incubado numa instituição como esta dá uma credibilidade diferente, já está há muitos anos no mercado, então ela é fundamental", frisou Gabriela.

Atualmente a Intuel abriga nove empresas incubadas, cedendo os espaços, assessorias e serviços aos empreendedores. A instituição é a segunda maior incubadora de empresas do Paraná e já tem como empresas graduadas – que não precisam mais do auxílio da UEL – o aplicativo A Deliveria, a Eidee Design e a Yuze, que cresceram dentro do processo de incubação e hoje são independentes do suporte da universidade.

"A Agribela é um caso de sucesso importante por todas as conquistas e prêmios. A Intuel foi avaliada recentemente como a segunda melhor incubadora do Paraná e é um resultado significativo. Temos empresas que são sucesso no mercado, isso demonstra como é importante esse tipo de ação dentro da universidade, há maneiras de se gerar novas tecnologias com o apoio da universidade", apontou Graça Simões Luz, assessora especial da incubadora. "A incubação é muitas vezes importante para eles pois alguns tem uma grande ideia, mas não sabem como desenvolver e colocar em prática ou não tem ideia de como tocar a empresa e é esse o papel da Intuel", completou.

As empresas podem optar pela incubação na Intuel por meio de um sistema de seleção de empresas realizado por um processo seletivo aberto anualmente. O edital de 2017 foi encerrado no fim do mês passado e a expectativa é de que o novo processo seja aberto apenas no segundo semestre de 2018.