A instalação de câmeras de vigilância no Terminal Urbano de Londrina (Centro) será custeada por uma das concessionárias do transporte coletivo na cidade. O diretor da empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), Gildalmo Mendonça, garantiu ontem que a despesa não terá impacto nas tarifas.
O monitoramento 24 horas do Terminal é uma das medidas definidas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) para tentar coibir furtos, vandalismo e outras infrações que se tornaram comuns no local. A expectativa é que o sistema comece a funcionar até o final do julho.
A CMTU ainda não decidiu se irá adotar câmeras fixas ou giratórias - a dúvida é se estas últimas teriam o campo de observação atrapalhado pelas colunas do Terminal. Dependendo do modelo escolhido, o custo pode chegar a R$ 50 mil. A Polícia Militar (PM) irá indicar os melhores pontos para instalação dos equipamentos e também deverá monitorar as imagens a partir de uma central implantada no piso intermediário do Terminal.
O diretor da TCGL afirmou que desde o início das discussões a empresa se dispôs a bancar a aquisição das câmeras e que jamais cogitou repassar o custo para a tarifa. ''Temos preocupação em manter o Terminal seguro para os usuários e para nossos funcionários'', afirmou.
Nos próximos dias, a CMTU também promete trocar as grades externas do Terminal e as roletas de saída para a Rua Benjamin Constant, danificadas para forçar a entrada de pessoas e mercadorias.