Fiscais da Vigilância Sanitária de Londrina interditaram ontem uma empresa de produtos de limpeza que estaria funcionando de forma irregular. A empresa funcionava na Vila Santa Terezinha (Zona Leste). Os produtos foram apreendidos, as portas da empresa foram fechadas e o proprietário foi multado em R$ 15 mil.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Rogério Lampe, o dono da empresa não possuía licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para trabalhar com os produtos qumícos. ''Ele trabalhava com a matéria-prima e fazia a mistura dos produtos no fundo de seu estabelecimento. Esse tipo de procedimento é realizado apenas em indústrias. Além disso, as embalagens eram rotuladas de forma totalmente precária, escritos a mão'', explicou. ''Ele será multado em R$ 15 mil por vender e manipular produtos químicos sem autorização da Anvisa'', acrescentou Rogério Lampe.
Fiscais relataram também que nos fundos do estabelecimento existiam tanques de 500 e mil litros, em que eram realizadas as misturas dos produtos. Segundo a Vigilância, as mercadorias eram vendidas para postos de combustíves e lava-rápidos da cidade. Ainda de acordo com Lampe, a comercialização desse tipo de mercadoria sem a autorização e licença da Anvisa pode oferecer riscos à saúde de quem manipula e adquire o produto.
O dono da empresa, Juliano César da Silva, disse que continuará trabalhando. ''Recebemos o produto de São Paulo, Santa Catarina e Curitiba e reembalamos. Segundo a Anvisa, meus rótulos é antigo. Vou procurar me readequar, mas não vou parar de trabalhar'', disse.