Equipe da secretaria e voluntários percorrem bairros que receberam moradores recentemente
Equipe da secretaria e voluntários percorrem bairros que receberam moradores recentemente | Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal


Cumprindo o que determina a meta um do Plano Nacional de Educação, a Prefeitura de Guarapuava (Centro) iniciou na última semana uma ação para verificar o número de crianças, entre quatro e cinco anos, que não estão matriculadas nas escolas do município. Intitulado "Busca Ativa", o mutirão envolve o trabalho de aproximadamente 90 pessoas, entre membros da secretaria e conselho de educação, além de voluntários.

Segundo Marilene Schreiner Ortiz, diretora do departamento pedagógico da cidade, muitos pais, por desinformação ou mesmo preferência, acabam não matriculando os filhos nas escolas. "O ambiente escolar é relevante em razão de ser local de conhecimento, socialização e serve para as crianças dessa idade desenvolverem a linguagem e a questão do afeto. O trabalho com essa faixa etária é realizado através de atividades lúdicas e não forçado, como muitos pais podem pensar", destacou.

O primeiro local a receber o "Busca Ativa" foi o Residencial 2000 e estão programadas para os próximos dias ações nos bairros Colibri, jardim das Américas, Alto Cascavel e Paz e Bem, que será o último desta primeira etapa da atividade. "Escolhemos estes bairros pois são aqueles que mais possuem recentes moradias, com a entrega de novas casas e residenciais", justificou. Após esta fase, o levantamento será somado com outro estudo sobre número de crianças fora do ambiente escolar, que já havia sido realizado com famílias em vulnerabilidade social.

Diferente da realidade de muitos municípios, Guarapuava possui vagas disponíveis para crianças de quatro e cinco anos. Atualmente, são 2.370 meninos e meninas matriculados na pré-escola, e distribuídos em 43 instituições. A expectativa da campanha é que este número aumente, porém não existe uma quantidade estipulada. "Que seja uma ou dez crianças, precisamos ir atrás para que elas estejam no ambiente educacional", afirmou Ortiz, que também é presidente do Conselho Municipal de Educação.

Além das crianças, os adultos poderão ser beneficiados com esta ação, já que os servidores e voluntários também estão encaminhando a população em geral, que queira voltar a estudar, para o EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O Plano Nacional de Educação foi instituído em 2014 e prevê 20 metas que precisam ser cumpridas até 2023. Ele abrange todos os níveis de formação, desde a educação infantil até o ensino superior, com atenção para a melhoria da média de escolaridade, formação e plano de carreira para professores, e gestão e financiamento da educação.

LONDRINA
Desde fevereiro de 2017, funciona em Londrina a Central Única de Vagas, que gerencia todas as vagas existentes na cidade, tanto no período parcial quanto integral. Nos quatro meses que está vigorando, a central ajudou 221 crianças de zero a cinco anos, que estavam fora da rede pública de ensino. Com 15.316 alunos matriculados através do município, a projeção é de que 708 crianças ainda estejam na fila de espera.