Além dos quase cinco mil presos de áreas rurais que estão em penitenciárias, existe ainda uma outra parcela não quantificada confinada em carceragens de delegacias. Conforme a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), 10,9 mil pessoas estariam nestas condições, sendo que quase três mil são condenados que aguardam vaga em estabelecimentos penais.
Em Bandeirantes por exemplo, município do Norte Paranaense com pouco mais de 32 mil habitantes, metade dos 12 presos na carceragem da Delegacia da Polícia Civil é da zona rural. Cinco deles respondem por furto e outro está preso por roubo.
Conforme um investigador ouvido pela FOLHA, os presos são residentes nos distritos de Quinzópolis e de Ipanema, localidades que ficam às margens do Rio Paranapanema e fazem divisa com o município paulista de Cândido Mota. ''Por causa da balsa e da falta de fiscalização, tudo que é ilícito passa por lá'', revelou um investigador. Ele apontou que problemas como dificuldades de emprego e o consumo de entorpecentes estão por trás da grande maioria dos crimes cometidos, tanto na cidade quanto na zona rural. (L.A.)