Frequentar a pré-escola pode tornar mais fácil a vida escolar no futuro. Apesar de não haver relação aparente entre as habilidades adquiridas na primeira infância e as necessidades dos alunos que preparam-se para enfrentar o vestibular e o mercado de trabalho, uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Educação revelou que meninas e meninos que frequentam a escola desde a educação infantil têm 32% a mais de chances de concluir o ensino médio.
  As brincadeiras orientadas pela professora durante os primeiros anos escolares estimulam o raciocínio, a expressão de ideias por meio da oralidade, a socialização e até mesmo a disciplina necessária para dedicar-se aos estudos. De acordo com a diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Maria Inês Galvão de Mello, a maior dificuldade dos vestibulandos diz respeito à leitura e interpretação de enunciados e outros textos. Estas são, segundo ela, habilidades que começam a ser desenvolvidas na pré-escola.
  No Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi (Área Central), a diretora Cristhiane Martins Kussima conta que as crianças são estimuladas desde os primeiros meses. Além da fala e da ampliação do vocabulário, elas treinam a coordenação motora fina e aplicada, a lateralidade e adquirem autonomia para realizar atividades específicas para cada idade, como lavar mãos ou trocar de roupa. Para a diretora, uma das vantagens de frequentar a escola antes dos 6 anos é a exposição a situações de aprendizagem específicas. ‘‘As crianças que ficam em casa assistem muita TV e acabam não se desenvolvendo. A educação infantil
também mantém o hábito de brincar.’’


É a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente


Capacidade de controlar os dois lados do corpo juntos ou separadamente; é de grande importância para a formação de conceitos complexo como o de espaço


O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.