Cerca de 70% da população teve ou terá dores lombares. A informação é do médico Carlos Alexandre Zicarelli, do Hospital da Irmandade Santa Casa de Londrina (Iscal). Segundo ele, há tratamentos para melhorar o problema, mas a melhor recomendação contra essas dores é a prevenção.
A dor lombar atinge pessoas como Lúcia Alves Pavareto, de 65 anos, que atua como cuidadora de seu marido e precisa carregar muito peso. ''Eu sofro com essas dores há três anos, porque preciso usar muita força para cuidar de meu marido e essas dores começam nas costas e se espalham'', revelou. Ela destacou que realiza fisioterapia para cuidar do joelho, mas para as dores lombares não realiza nenhum tratamento. ''Isso acontece porque eu quase não tenho tempo para sair'', justificou.
Lúcia explicou que a dor surge mais na hora em que vai deitar, mas ao longo do dia ela vai melhorando.
De acordo com Zicarelli, na coluna existe a parte óssea, os discos de cartilagem e o saco dural, que é a continuação da medula e que reúne vários nervos. O problema das dores acontece principalmente quando, por algum motivo, os nervos são atingidos. Isso pode acontecer por doenças degenerativas que deformam a parte óssea ou pela degeneração do disco, pois quando ele está menos hidratado pode sair de seu local normal e atingir o nervo, o que provoca a dor.
''Mas há casos em que a origem da dor é muscular e nesse caso o recomendado é procurar um ortopedista'', orientou.
Zicarelli explicou que, nos casos de hérnia de disco, existe um processo chamado dissectomia, em que em um processo cirúrgico o osso é cortado, a raiz nervosa é afastada e o disco é retirado, mas ele ressaltou que é preciso tentar todas as formas clínicas antes disso, pois trata-se de uma cirurgia aberta e que oferece mais riscos ao paciente.
''O que a gente tenta é o método menos invasivo'', explicou. Ele revelou que em 1975 foi feito um estudo da anatomia da vértebra e, com base nesse estudo, foi desenvolvido um método de bloqueio das raízes nervosas problemáticas por meio de agulhas que emitem radiofrequência.
Ele explicou que esse procedimento exige a utilização de um intensificador de imagem, que permite ver a imagem ampliada em tempo real por meio de monitores para poder atingir o lugar certo. ''Este equipamento não está disponível em todos os hospitais. Em Londrina o único que oferece é a Santa Casa, que possui dois aparelhos desses'', explicou. Zicarelli destacou que semanalmente são realizados sete a oito procedimentos desse tipo e que esse tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Sistema de Assistência à Saúde (SAS), embora o SUS não ofereça aparelho de radiofrequência.
O médico destacou que o procedimento é indicado em casos refratários, quando é preciso coagular o nervo, ou seja, ''queimar'' a parte ruim do nervo com um aparelho de radiofrequência. ''Nesse caso, a cirurgia dura 15 minutos e o máximo que o paciente recebe são quatro picadas de agulhas e quatro horas depois já pode voltar para casa'', destacou. Em 388 casos analizados na Santa Casa entre 2009 e 2012 houve dois casos de infecção cutânea, um caso de aracnoedite (inflamação do aracnóide) e um caso de choque anafilático.
No mesmo período foram realizadas 196 cirurgias por laminectomia (cirurgia aberta) em que ocorreram oito casos de infecção cutânea, dois casos de aracnoedite e um caso de choque anafilático. Os pacientes submetidos a esse procedimento precisam ficar internados de dois a três dias. ''Mas existem casos em que a laminectomia é mais indicada, principalmente naqueles pacientes em que existe uma degeneração grande, ou que possua um fator de risco que impeça a realização da rizotomia'', destacou.
Zicarelli ressaltou que entre as medidas recomendadas para quem sofre de dores na coluna estão a realização de uma dieta equilibrada para perder peso, repouso, remédios para aliviar a dor e fisioterapia para fortalecer a musculatura. Ele explicou que embora seja contraditório, a pessoa deve repousar para poupar a coluna, mas deve realizar exercícios físicos para fortalecer a musculatura para poder suportar a carga.
''Isso significa repouso para as coisas ruins e exercício para as coisas boas, pois assim a pessoa não terá problemas com qualquer movimento'', relatou. Entre os exercícios recomendados estão a hidroginástica e outros exercícios em que não há um impacto muito grande. Sobre a fisioterapia, o médico explicou que o tempo para que surjam os primeiros resultados é de no mínimo seis meses. ''
Questionado sobre a má postura em crianças em salas de aula, Zicarelli explicou que são poucas pessoas que tem essa preocupação de corrigir o problema desde a infância, mas destacou a importância disso. ''Se desde pequeno essas crianças recebessem essa educação na escola, diminuiriam várias doenças, tanto de dores na coluna como diabetes, doenças cardíacas e muitas outras'', explicou.