1) Cinomose: doença viral que acomete cães de qualquer idade. É altamente contagiosa através do contato direto com secreções principalmente nasais dos animais doentes. No cão, pode manifestar sinais cutâneos, gastrointestinais, respiratórios ou neurológicos e como não há tratamento específico, a taxa de mortalidade é alta.
2) Parvovirose: doença viral que acomete mais comumente filhotes, levando a um quadro gastrointestinal grave com diarreia e vômitos com sangue. O contágio ocorre através do contato com as fezes contaminadas, porém o vírus pode permanecer no ambiente por meses a anos.
3) Coronavirose: doença viral, com manifestação gastrointestinal semelhante a parvovirose, porém mais branda.
4) Leptospirose: doença bacteriana, que pode ser causada por diversos sorovares (tipos de leptospira) existindo mais de 10 que podem contaminar o cão. O animal se contamina entrando em contato (penetra na pele) com o animal doente ou urina contaminada (que também pode contaminar água e alimentos)
5) Parainfluenza e Adenovírus tipo 2: doenças virais, que acometem o sistema respiratório causando tosse, espirro, que podem evoluir pra pneumonia. O cão se contamina ao entrar em contato com os animais doentes. Altamente contagiosa, principalmente em locais com grande número de animais (canis, parques).
6) Hepatite infeciosa: doença viral com manifestação hepática e ocular. Ocorre através do contato oronasal com o cão doente.
7) Raiva: doença viral grave e sem cura, que manifesta sinais neurológicos e que se comprovada é indicado eutanásia do animal. Por se tratar de uma importante zoonose (que os cães ou gatos doentes transmitem pela mordedura/saliva), a vacina contra raiva é a única obrigatória por lei Federal no Brasil.
8) Leishmaniose visceral: doença grave transmitida pela picada de determinadas espécies de mosquitos, manifesta inúmeros sinais clínicos no cão como lesões em pele, aumento de linfonodos, anemia, alterações em órgãos como baço, rins e fígado entre outros. A vacina está disponível somente em áreas endêmicas (onde há vários casos de Leishmaniose visceral canina - e humana - comprovados).
Fonte- Maíra Salomão Fortes, médica veterinária (Londrina)