Curitiba - A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou ontem um balanço da situação da dengue no Paraná que mostra uma redução de 83,63% no número de casos confirmados da doença nas últimas semanas. Apesar disso, a Sesa ainda investiga o que pode ter sido o sétimo caso de morte por dengue no Estado este ano. Trata-se de uma pessoa de São Carlos do Ivaí, que faleceu na última terça-feira após permanecer dez dias internadas em Maringá.
Segundo os dados divulgados pela Sesa, entre os dias 25 de março e 21 de abril foram confirmados 5.004 casos de dengue no Paraná. No período seguinte analisado, entre 22 de abril e 19 de maio, o número caiu para 819, apresentando redução de 83,63%. Segundo o consultor do Programa Nacional de Controle da Dengue para o Paraná, Glauco Oliveira, a diminuição aconteceu em 125 dos 129 municípios em que haviam sido notificados casos da doença.
Oliveira atribui a redução a dois fatores. O primeiro é a intensificação, a partir de abril, de ações de combate a focos de proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença, promovidas pela Sesa em parceria com a Defesa Civil e as prefeituras dos municípios com situações mais críticas. As ações aconteceram em 33 municípios, com a participação total de 11.472 pessoas. Mais de duas toneladas de lixo foram recolhidas. O custo das operações ultrapassou R$ 2 milhões.
Além disso, Oliveira afirma que a queda na temperatura nas últimas semanas também vem contribuindo com a diminuição da proliferação do mosquito da dengue. ''As baixas na temperatura trazem o momento de maior vulnerabilidade do mosquito, que não tem condições de sobreviver'', diz. Apesar disso, o consultor afirma que não se pode deixar de combater a dengue mesmo durante o inverno. ''A ação continuada é importante porque os ovos do mosquito continuam preservados por longo período e podem vir a eclodir no próximo verão'', alerta.
Mesmo com a redução no número de registros de casos nas últimas semanas, a incidência de dengue no Paraná este ano foi a maior de todos os tempos. No total, o Estado teve 39.007 notificações de suspeitas da doença, com 13.640 casos confirmados. A Sesa considera que em cerca de 60 municípios a situação chegou a ser classificada como epidemia.
Até agora, seis pessoas morreram vítimas da dengue no Paraná em 2007. Número que já pode ter subido esta semana. Isto porque a Sesa ainda aguarda os resultados de exames laboratoriais feitos em uma pessoa que faleceu na última terça-feira em Maringá. A secretaria não divulgou o nome da vítima, mas disse que se trata de uma mulher, de cerca de 50 anos, moradora do município de São Carlos do Ivaí. Segundo Glauco Oliveira, já foi constatado que essa pessoa apresentava sintomas de dengue. ''Mas ela ficou internada por 10 dias em um hospital de Maringá também por outros problemas de saúde. Portanto, não podemos afirmar que a causa da morte tenha sido a dengue'', explica o consultor.