As alamedas Miguel Blasi e, Manoel Ribas, travessas Padre Eugênio Herter e Padre Bernardo Greis, no entorno da Catedral de Londrina, ficaram fechadas para o trânsito de veículos e estacionamento nas vias públicas das 7 horas da manhã até as 18 horas de quinta-feira (22). A ação, realizada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), foi para comemorar o Dia Mundial sem Carro.



Foram realizadas várias atividades, e o público principal foi constituído por crianças. Estiveram presentes alunos de escolas municipais que puderam participar de uma demonstração utilizando um simulador de impacto, tabuleiros de xadrez em tamanho natural, entre outras atividades. Também foi realizada colta de sangue.

O coordenador de Educação de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, Carlos Eduardo Ribeiro, destacou que esse tipo de atividade é importante para fazer a sociedade pensar na questão da mobilidade. "Vai chegar o momento que ninguém vai conseguir mais andar de carro. Ou adotamos outras alternativas de mobilidade como a bicicleta, carona e ônibus ou tudo vai parar", apontou. Segundo ele, as atividades foram voltadas principalmente para as crianças porque elas têm maior capacidade de assimilação das orientações. "Elas são como um livro em branco."

"A data é comemorada em outros municípios brasileiros e em outros países com o propósito de discutir as tendências dos transportes individuais e coletivos, convidando a população a fazer parte da mudança. Neste ano, Londrina registrou uma frota de mais de 383 mil veículos, segundo o Departamento Nacional de Trânsito. Considerando que a cidade tem cerca de 600 mil habitantes, por mais que se possa investir em planejamento viário, será necessário investir em novos hábitos; na cultura sobre a maneira como nos locomovemos", relata o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco.