O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Londrina está recebendo inscrições para voluntários até o dia 20 de janeiro. Os interessados passarão por treinamento e atuarão durante quatro horas semanais, prestando atendimento a pessoas que buscam apoio emocional e prevenindo o suicídio. O serviço oferecido pelo CVV é gratuito.

Atuando como voluntária há seis anos, a aposentada Lourdes, de 75 anos, se considera uma facilitadora e afirma que seu trabalho é essencial. "Aqui a gente ajuda muito, pelo fato de escutar a pessoa, deixá-la falar", observa Lourdes, que sempre realizou atividades voluntárias. Apenas ouvir e não dar conselhos, aliás, é uma das "regras" que os voluntários devem seguir. É preciso escutar os desabafos sobre sentimentos que lhes causam angústia, de forma atenciosa, compreensiva e sem julgamentos. "Cada um tem a melhor solução para o que enfrenta. Aquilo que foi bom para mim pode ser péssimo para você. Então a melhor solução é a que a pessoa encontra. Durante a conversa, a gente vai ajudando a pessoa até chegar no que acha melhor para ela" afirma a aposentada que, a exemplo de outros voluntários, só se identifica pelo primeiro nome.

Em Londrina são cerca de 600 atendimentos por mês. Atualmente, o serviço é oferecido apenas pelo telefone 141. As ligações têm total sigilo, os colaboradores não transmitem nem repassam o que foi dito nos diálogos e os necessitados não precisam se identificar.

O presidente da Só Vida, mantenedora do CVV, Aparecido Carlos Beltrami, afirma que os atendimentos sempre vêm acompanhados de uma carga emocional grande. "O trabalho que nós realizamos requer equilíbrio, (já que) sempre vem carregado de emoção, tanto daqueles que precisam de atendimento quantos das famílias ao redor".

SERVIÇO
Quem se interessar em colaborar com o projeto e participar do curso de formação para voluntários poderá realizar inscrição até o dia 20 de janeiro. É preciso ser maior de 18 anos e se identificar com a causa da ONG. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (43) 3356-4111 ou pelo e-mail [email protected] .