A Secretaria Municipal de Cultura, através da Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural, está entregando mil exemplares do livro "Rua Sergipe: Patrimônio Cultural Londrinense". Destes, 100 serão entregues na próxima segunda-feira (17) para a Secretaria Municipal de Educação e outro lote com 70 exemplares será encaminhado para o Núcleo Regional de Educação.

De acordo com a diretora de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural da Secretaria de Cultura, Vanda de Moraes, a intenção é que todas as bibliotecas municipais tenham pelo menos um exemplar da obra. "A pretensão é que todas as escolas municipais, centros culturais, bibliotecas públicas municipais e estaduais e pesquisadores do patrimônio histórico tenham acesso às informações contidas neste livro", disse Vanda.

A obra conta a história da rua Sergipe, que é conhecida pelo comércio, e abrange a arquitetura do local, sua história, personagens e a antropologia urbana. O livro foi organizado pelo professor Leandro Henrique Magalhães com a participação de professores e alunos do Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL), do projeto "Inventário e Proteção do Acervo Cultural de Londrina", da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Projeto Educação Patrimonial da Secretaria Municipal de Cultura.

Ao todo, foram impressos mil exemplares que serão distribuídos, gratuitamente, nas escolas, Museu de Arte de Londrina, bibliotecas públicas municipais e estaduais e para pesquisadores. A produção do livro contou com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Nos últimos dois anos, o programa tem patrocinado estudos sobre a história da rua Sergipe, o que já rendeu diversos produtos como o roteiro sobre edificações históricas e um CD sobre a pesquisa, lançados em dezembro de 2011.