Milton DóriaO jato da turbina do Boing 727-200 foi mesmo o responsável pelo desmoronamento de parte do muro do Aeroporto. A confirmação foi dada ontem depois de um levantamento do acidente. Cerca de 30 metros do muro na cabeceira da pista caíram no sábado à noite, quando a aeronave da empresa Flay Transportes Aéreos pousou em Londrina para pegar turistas. A reforma do muro começou ontem mesmo. O superintendente da Infraero em Londrina, Lourival Briana, afirma que, apesar da força do jato, o muro só caiu porque estava ‘‘um tanto desgastado’’. Segundo ele, há cerca de seis anos uma aeronave da Vasp com potência semelhante pousou no Aeroporto e nada aconteceu. O muro foi construído em 1985. Mesmo sem números precisos, Briana afirma que a tripulação teve que acelerar ‘‘bastante’’ para decolar porque o avião estava com 10 mil litros de combustível, mais de 140 passageiros e toda a carga. Briana diz que a movimentação do Aeroporto não foi comprometida pelo acidente. Segundo ele, o Aeroporto poderá continuar recebendo aeronaves mais potentes.