Todo mundo gosta de ficar na cozinha. Tanto homens quanto mulheres, em reuniões sociais, passam parte do tempo neste ambiente da casa. Seja por ser onde estão a geladeira e bebida gelada, seja porque é onde o alimento do encontro será preparado, é fato que este cômodo está entre os mais queridos pelo brasileiro.
Entretanto, é preciso ter cuidado. Pesquisas revelam que dois centímetros quadrados de uma esponja de cozinha podem conter até 10 mil bactérias. Por isso, é importante manter a limpeza em dia.
Trocar a esponja a cada duas semanas e deixá-la para secar na posição vertical, optar por rodo ao invés de pano para a pia, limpar bem a tábua de carne após o uso, não deixar lixinho na bancada e passar desinfetante com frequência, tanto na bancada como parte interna da pia, são cuidados que fazem toda a diferença. Também é indicado secar a louça e guardá-la após lavagem, não deixando por muito tempo no escorredor. Outro cuidado importante é usar uma esponja para a louça e outra para a limpeza da pia e ralo.
Entre as pessoas entrevistadas ontem pela FOLHA, o maior ''pecado'' ainda cometido é deixar o lixo em cima da pia, perto de onde os alimentos são feitos. Dalvina Ferreira Anoiz fez o curso de manipulação de alimentos do Senac, quando trabalhava com venda de doces, por isso sabe quais são os principais cuidados que devem ser tomados para evitar contaminação.
''Mas, o lixo em cima da pia ainda não tirei'', confessa ela. ''É mais prático deixar onde está, a gente se acomoda e acaba deixando. Outros cuidados como deixar a esponja para secar em pé, não deixar água acumulada na bancada e passar desinfetante na pia eu faço. A verdade é que a gente nunca faz tudo certo, e isso é um perigo'', alerta Dalvina.
A empresária Marinei Gomes Carneiro afirma que tenta deixar sua cozinha o mais limpa possível, mas confessa que deixa o lixo na bancada e seca a pia com pano. ''Eu sempre troco o saco que fica dentro do lixo, então acho que não tem problema. O que eu comecei a fazer depois de ler muitas reportagens foi trocar a esponja de louça com mais frequência. A gente acaba se conscientizando com o tempo'', ressalta.
A filha de Marinei, a estudante Pricila Gomes Carneiro, afirma que é um pouco mais exigente na sua casa do que a mãe. ''Presto muita atenção, porque no meu curso lidamos muito com a Vigilância Sanitária. Não deixo a pia suja, nem louça para lavar e troco a esponja sempre que ela fica suja ou começa a rachar'', salienta.
As bactérias da cozinha são prejudiciais e podem provocar vômitos, diarreias e até mesmo septicemia (infecção do sangue). (Com Agência Graffo)