Uma viagem pela cultura germânica através da literatura, do cinema, do teatro, das artes visuais e da dança. É nesta aventura que dezenas de crianças de escolas de Londrina e Região Metropolitana embarcaram ontem, sem sair do Museu Histórico de Londrina. A oportunidade veio com o ônibus da "Kulturtour – Alemanha sobre rodas", que fica em Londrina até domingo, com uma extensa programação artística e cultural, celebrando os 100 anos da imigração alemã no Brasil.
Durante a estadia do centro cultural sobre rodas, crianças e adultos podem acompanhar eventos musicais, contação de histórias, apresentações performáticas e assistir curtas-metragens, além de desfrutar de uma biblioteca com acervo de mil mídias.
Maria Eduarda Gomes, de 9 anos, aluna da Escola Municipal Professora Alice Roma Botti Schmitt, de Ibiporã, veio para a passeio com outros 49 colegas e as professoras. "Estou adorando, não imaginei que tivesse tudo isso. Já assisti uma contação de história da coleção dos irmãos Grimm e um filme alemão sobre ecologia e sustentabilidade. E ainda quero dar uma olhada nos livros da biblioteca e acompanhar as outras sessões do cinema", explicou a menina.
"Eu achei interessante, porque a professora está nos ensinando sobre a chegada dos imigrantes no Brasil e os alemães tiveram uma grande importância na formação do nosso país. Conhecendo tudo isso de perto, fica bem mais fácil de aprender", contou o colega Rian Gabriel Gomes, de 11.
A professora Nayad Pereira Abonizio acompanhava os 80 alunos, de 9 a 11 anos, do Centro Integrado de Atendimento à Criança (Caic) Maria Carrera Bueno (zona oeste de Londrina) ao museu. "Muitos deles quase nem vêm ao centro da cidade, quanto mais ao museu. Então imagina o que isso significa para eles."
Após ler a matéria da FOLHA sobre o projeto, a psiquiatra Zuleica Campos, de Londrina, decidiu aproveitar a manhã livre e levar as filhas Lara e Elisa, ambas de 6 anos, e Marina, de 8, ao museu. Segundo ela, atividades assim são importantes para incentivar o gosto pela leitura e despertar o interesse por outras culturas. "Eu gostei do filminho sobre o meio ambiente. Ele ensina as crianças que tem que cuidar do planeta para ele ficar cada vez melhor", destacou Marina.
De acordo com o curador e produtor executivo do projeto, Holger Beier, a iniciativa integra as atividades do ano "Alemanha + Brasil 2013-2014" e tem como objetivo estreitar os laços entre os dois países. "Nosso intuito é levar a cultura alemã onde muitos brasileirinhos ainda não conhecem. Mostrar toda a riqueza e a contribuição da cultura germânica nas artes, na literatura, no teatro e tantas outras coisas", afirma.
Emocionada com a possibilidade de estar um pouquinho mais perto da cultura dos pais, que vieram para o Brasil após a 1ª Guerra Mundial, a dona de casa Freia Schultheiss Arrabal, de 84, decidiu visitar o Museu. "Achei muito interessante a ideia. É uma forma das pessoas conhecerem um outro lado da Alemanha, que não é só Hitler. Graças a Deus, a Alemanha não é só isso. É um país artístico e culturalmente rico, com um povo muito bom", disse.
A equipe do projeto é composta por 11 pessoas, entre atores, contadores de histórias, DJ, artista plástica e técnicos de produção. O veículo foi patrocinado pela Volkswagen do Brasil, Banco Volkswagen e MAN Latin America, e irá para 17 cidades brasileiras. Londrina é quarta parada da turnê. O projeto tem o apoio do Ministério da Cultura e Instituto Goethe, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal e Secretaria de Cultura do Município.

Serviço:
O ônibus do projeto "Kulturtour – Alemanha sobre rodas" pode ser visitado no estacionamento do Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900). A programação completa pode ser conferida no site www.kulturtour.com.br .