Imagem ilustrativa da imagem Crianças são beneficiadas em Londrina durante tratamentos de doenças
| Foto: Arquivo Pessoal


Em Londrina, algumas iniciativas que nasceram no ambiente hospitalar e educacional têm buscado colocar a criatividade e a tecnologia a serviço da saúde de crianças. E essa ação tem garantido resultados positivos. No Hospital do Câncer, o projeto Pequenos Corajosos vem incentivando meninos e meninas que precisam fazer sessões de radioterapia.

Eles não usam capas e também não possuem superpoderes, porém têm máscaras e enfrentam batalhas difíceis, que fazem deles verdadeiros super-heróis. Desde 2015, a instituição entrega medalhas e certificados para as crianças que terminam o processo de radioterapia e em 2016 um novo aliado se juntou a esta ação: máscaras que trazem o rosto de heróis dos quadrinhos e cinema são utilizadas nas sessões.

As máscaras termoplásticas, que recebem pigmentação a base de água, são produzidas de forma voluntária por artistas plásticos do Instituto Caran d’Ache. O herói que estampa o material é escolhido pela criança e ele leva a forma de seu rosto. Durante a radioterapia, elas são utilizadas para minimizar o sofrimento dos pequenos pacientes e acalmá-los. No final do tratamento, uma cerimônia é realizada para marcar o caminho vencido e ele podem levar para a casa o "escudo" que usaram.

A matéria completa você confere nesta quinta-feira (25).