Participantes da passeata percorreram algumas das ruas mais populosas do bairro e com maior risco de conter criadouros do transmissor da dengue
Participantes da passeata percorreram algumas das ruas mais populosas do bairro e com maior risco de conter criadouros do transmissor da dengue | Foto: Saulo Ohara



Crianças do Conjunto Residencial Vista Bela (zona norte de Londrina) realizaram nesta terça-feira (29) um panelaço contra a dengue. A ação foi promovida pelo Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde que sabe da importância do apoio dos pequenos na luta contra o mosquito Aedes aegypti. "As crianças vão estar formando o pensamento delas e vão levar para casa as informações aprendidas na escola e em ações como esta e cobrar dos pais uma atitude mais consciente", afirma a educadora de Endemias, Lucimara Vasconcelos. A mobilização reuniu cerca de 100 pessoas, entre alunos e funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Maria Nívea, da Biblioteca Solidária do Vista Bela e integrantes do Projeto Viva Vida, da Secretaria de Assistência Social. Profissionais na Unidade Básica de Saúde do Vista Bela/Padovani reforçaram o panelaço.
Durante mais de uma hora, foram percorridas algumas das ruas mais populosas do bairro e com maior risco de conter criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Os locais foram indicados por um supervisor de endemias. De casa em casa, as crianças entregaram panfletos com orientações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e explicaram aos moradores o motivo de tanto barulho.
"O mosquito da dengue pode fugir, então a gente tem que pegar e matar ele", alertou Lavínia Gabriele de Oliveira Dias, de 5 anos, aluna do CMEI Irmã Maria Nívea. Na casa dela, o mosquito não tem vez. "Quando chove, eu tiro a água do vaso e quando enche eu vou lá e tiro de novo. É importante cuidar", ensina a menina que já foi infectada pela dengue e se recorda bem dos sintomas da doença. "Doem as pernas, dói a cabeça, dói o corpo, dói o olho. É muito ruim. Eu tomei soro."
João Augusto da Silva, de 5 anos, também tem na ponta da língua os cuidados necessários para manter as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti bem longe de casa. "Tem que limpar o quintal. Na minha casa não tem mosquito da dengue porque eu bato nele", disse.
Nas ações mais recentes promovidas em Londrina, a Secretaria de Saúde tem se esforçado para reforçar na população o check list da campanha "10 Minutos Contra o Aedes", que mostra que poucos minutos são suficientes para adotar uma série de medidas que ajudam a manter o quintal livre dos focos do mosquito.
"Acho que colocar as crianças para conscientizar a população é mais eficiente. Os adultos olham e pensam ‘as crianças estão fazendo tudo isso e a gente não’", disse a dona de casa Daiany Monicky Lipinsky. "As crianças são bem mais conscientes e chamam a atenção dos adultos quando veem alguma coisa errada. Depois que meu filho (hoje com 8 anos) teve suspeita de dengue com apenas 15 dias de vida e ficou dois meses em tratamento, eu aumentei ainda mais os cuidados na minha casa. Tiro os entulhos, as garrafas, o lixo sempre. Também limpo embaixo da geladeira, onde acumula água e a gente nem vê. Minhas plantas também não têm vasinho embaixo", contou a dona de casa Mariana Silva Sales.

INFESTAÇÃO
A região do Residencial Vista Bela e do Jardim Padovani registrou dois casos de dengue entre setembro e novembro deste ano. O 4º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Liraa), divulgado na semana passada, aponta um índice de infestação de 1,05% naquela região. No Conjunto Chefe Newton, bairro vizinho, o índice é de 0,90%. A Organização Mundial da Saúde considera aceitável um índice abaixo de 1%. No município, o índice é de 1,4%. A situação ainda não é preocupante, mas com uma comunidade de 12 mil habitantes, é preciso controlar a infestação do mosquito no Vista Bela para manter longe o risco de epidemia no verão. "A gente precisa que a população fique ainda mais atenta para essa época do ano", alertou Lucimara.