Imagem ilustrativa da imagem Correios alerta para desistências em campanha natalina
| Foto: Fabio Alcover/09.12.2016


A Campanha Papai Noel nos Correios, que começou no último dia 13, já acumula quatro mil cartinhas escritas por crianças em Londrina. Elas podem ser apadrinhadas até a primeira quinzena de dezembro. Segundo o coordenador da iniciativa na região, Antônio Augusto Ferreira Santos, metade dos desejos dos pequenos foram "adotados". "No entanto, isso não significa que elas efetivamente serão presenteadas", apontou.

Quem se comprometeu deve comparecer nas três agências dos Correios na cidade: na Avenida Rio de Janeiro, ao lado da Biblioteca Pública Municipal, na unidade da Rua Sergipe e na sede da instituição na PR-445, na entrada do Jardim Columbia, na zona oeste. O horário de funcionamento vai das 9h às 17h, sem interrupção para o almoço. "Todas as cartinhas podem ser lidas. A pessoa que gostar de alguma pode levar para casa, mas tem que estar compromissada", disse o coordenador.

Santos afirmou que as desistências representam aproximadamente 15% da quantidade de cartinhas selecionadas todo ano. "Não quero crer que as pessoas pegam os pedidos das crianças e, com o passar do tempo, engavetam. É mais fácil acreditar que algo aconteceu para impossibilitar a doação".

Para o representante dos Correios, os presentes tidos como avulsos "salvam" a campanha anualmente. "Em 2016, por exemplo, quatro dias antes do fechamento, eu tinha metade das doações. Quando a criança escreve a cartinha, já é alertada de que há risco dela não ser presenteada. Mas, graças a Deus e aos padrinhos, há cinco anos que isso não acontece em Londrina. Necessariamente não é aquilo que ela pediu, mas tem a certeza de que foi lembrada por alguém", avaliou.

Os presentes poderão ser enviados até 15 de dezembro nas três agências dos Correios. As entregas estão programadas para os dias 18, 19 e 20 em 15 escolas municipais. "Todo padrinho ou madrinha pode acompanhar esse momento, que, para mim, é o combustível que move esta campanha", completou Santos.