Voluntários percorreram os quatro quilômetros da estrada que separa Londrina de Ibiporã
Voluntários percorreram os quatro quilômetros da estrada que separa Londrina de Ibiporã | Foto: Gina Mardones




O sábado (22) de clima ameno e muito sol foi de muito trabalho para cerca de 160 colaboradores e familiares de colaboradores de oito agências da Cooperativa Sicredi União PR/SP. Eles aproveitaram o dia de folga para por a mão na massa e coletar o lixo depositado irregularmente em toda a extensão da Estrada dos Pioneiros, que liga Londrina a Ibiporã. O Dia C, Dia de Cooperar, foi organizado em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado em 1 de julho.

O Dia C é uma iniciativa nacional e a cada ano cada cooperativa define a ação que será realizada com o objetivo de colocar em prática sua responsabilidade socio-ambiental, seus valores e princípios. No ano passado, os colaboradores da Cooperativa Sicredi União PR/SP pintaram as escadarias do Zerão. Neste ano, eles optaram por recolher todo o lixo e entulho encontrado às margens da Estrada dos Pioneiros. "Temos muitos colaboradores que moram em Londrina e trabalham em Ibiporã e usam essa estrada. Aí surgiu a ideia de realizarmos essa ação", disse o gerente regional do Sicredi União, David Conchon.

Paramentados com bonés e luvas e munidos de sacos de lixo, os colaboradores dividiram-se em dois grupos. Um deles ficou responsável por um trecho de dois quilômetros de extensão partindo de Londrina e o outro pelos dois quilômetros restantes, a partir de Ibiporã. A ação contou com o apoio de órgãos das prefeituras de Londrina e Ibiporã, que cederam uma pá carregadeira e caminhões para transportar o lixo recolhido. Durante o trabalho, os voluntários também afixaram ao longo da estrada placas advertindo sobre a proibição de jogar lixo no local.

Mesmo grávida de quatro meses, Mara Regina Adamo fez questão participar do Dia C. Ela não recolheu o lixo, mas caminhou ao lado dos colegas durante todo o percurso. Mara reside e trabalha em Londrina e não conhecia a Estrada dos Pioneiros. Logo no início, ficou impressionada com a quantidade de lixo acumulado no local. "Quando você olha a grosso modo não pensa ser muito lixo, mas quando começa a observar com mais atenção, percebe que tem muita coisa aqui e não é só lixo reciclável", disse. "Já tinha passado por aqui, mas da última vez que vim não tinha essa quantidade de lixo. Vi bastante animais mortos, agulha e seringa descartáveis", comentou André Nuremberg.

Presidente da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Moacir Sgarioni destacou a importância da ação, considerando que esse tipo de trabalho não pode ser contemplado por licitações públicas em razão de se tratar de depósito irregular de lixo. Para o mutirão deste sábado (22), a companhia disponibilizou maquinários e funcionários da Construrban, terceirizada encarregada da limpeza de lugares públicos, como lagos e parques. "Para essa ação podemos utilizar o serviço da empresa terceirizada, mas quando vem fazer esse trabalho é porque deixou de fazer o serviço para o qual foi contratada", explicou Sgarioni.

Para o presidente da CMTU, o mais grave é que o lixo recolhido da Estrada dos Pioneiros não pode ser encaminhado à CTR (Central de Tratamento de Resíduos). São móveis e eletrodomésticos, pneus e outros materiais de difícil destinação, como louças sanitárias. "Tudo vai ser levado provisoriamente ao PEV (Ponto de Entrega Voluntária) para depois tentar separar e dar a destinação adequada a cada tipo de material."

No ano passado, destacou Sgarioni, a Prefeitura de Londrina recolheu 44 mil metros cúbicos de lixo que estavam depositados em 102 pontos de descarte irregulares. Neste ano, já foram 14 mil metros cúbicos em 54 pontos. O serviço de coleta de lixo custa ao município R$ 26 milhões ao ano.

O trabalho voluntário dos colaboradores do Sicredi União durou toda a manhã e ao final da atividade todos os participantes do Dia C se reuniram em um almoço de confraternização oferecido pela cooperativa no Clube ACI, em Ibiporã.