Cooperativa, que possui uma máquina industrial, tritura em média 2,5 toneladas mensais de papéis
Cooperativa, que possui uma máquina industrial, tritura em média 2,5 toneladas mensais de papéis | Foto: Marcos Zanutto



Muitas instituições ou empresas ficam reticentes em descartar documentos com informações sigilosas. Daí a necessidade de dar uma destinação correta a esse material. A Cooper Região, uma cooperativa de recicláveis de Londrina, disponibiliza o serviço de fragmentação de papéis gratuitamente em troca da doação do material. Os papéis e papelões representam 42% de todo material reciclado coletado por cooperativas londrinenses.

A cooperativa faturou em 2018 cerca de R$ 10 mil com o material adquirido por meio da disponibilização do serviço de fragmentação de papéis. "Esse valor é revertido 100% para o bem-estar de nossos cooperados. Usamos para a formação e capacitação dos cooperados, além de contribuir para as confraternizações realizadas pela cooperativa. Com esse recurso realizamos as festas de dia dos pais, dia das mães e de fim de ano", ressaltou a diretora financeira da Cooper Região, Verônica Cardoso.

"Hoje trituramos uma média de 2,5 toneladas por mês de material doado, mas temos condições de dobrar ou triplicar o volume", destacou. Ela explicou que o serviço de fragmentação é oferecido gratuitamente há um ano, com a condição de que a empresa ou a pessoa física leve o material até a cooperativa. Há a opção de a cooperativa buscar o material, mas nesse caso é cobrado uma taxa relacionada ao frete, que varia conforme o trecho a ser percorrido e também de acordo com o volume a ser transportado. A cooperativa conta com uma máquina industrial, viabilizada por meio de parcerias com compradores. "Vale ressaltar que as pessoas podem acompanhar o processo de trituração. A segurança dos dados é total e o serviço é garantido", declarou Cardoso.

Do ponto de vista econômico, a reciclagem é essencial para a diminuição dos gastos de produção, além de gerar empregos e viabilizar o reaproveitamento de materiais para a reinserção no ciclo de consumo. Sob o ponto de vista da sustentabilidade ambiental, esse processo beneficia o planeta ao minimizar os resíduos descartados nos aterros sanitários, protege e economiza recursos naturais, que estão cada vez mais escassos, e reduz as emissões de gases de efeito estufa.

NÚMEROS
Londrina, que já foi exemplo na condução da coleta e reciclagem de lixo, enfrentou uma queda, vem patinando e tentando melhorar os números. A Cooper Região está com 130 cooperados, número bem abaixo que o registrado em 2013, quando chegou a ter 239. "Nós já chegamos a comercializar 370 toneladas por mês e hoje temos dificuldades para atingir 200 toneladas", declarou ela, afirmando que a única saída para voltar a atingir os níveis de comercialização de 2013 é investir na educação ambiental da população. "É possível conscientizar a população sobre a importância da separação do lixo comum do reciclável, mas para isso a educação ambiental precisa ser contínua."

Cardoso afirmou que para combater esse declínio a cooperativa criou ações para fidelizar a coleta com moradores. "Lançamos campanhas e criamos um grupo de educação ambiental que visita os moradores onde a coleta está baixa ou está com qualidade ruim. São três cooperados dedicados exclusivamente a isso. Esse grupo também ouve a opinião dos moradores."

Além dos problemas de separação do material, Cardoso apontou que outra dificuldades é a concorrência dos coletores avulsos. "Essa educação ambiental tem ajudado a combater isso também, porque os próprios moradores têm ligado para a cooperativa para denunciar a ação dessas pessoas." Ela orientou os moradores a checar se o material está sendo coletado pelos cooperados e não por coletores clandestinos. "Os cooperados são uniformizados, com vestimenta verde, e todos utilizam EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Os caminhões e kombis da cooperativa também são identificados com adesivos da cooperativa e da CMTU."

SERVIÇO: Quem tiver documentos para triturar e quiser doar o papel resultante do processo pode entrar em contato com a Cooper Região pelo fone (43) 3321-6992/ 3341-0398 ou pelo WhatsApp (43)99987-0259.