Imagem ilustrativa da imagem Concurso da Guarda tem prazo final de convocação de dezembro
| Foto: N.Com/Divulgação



Os aprovados em concurso para a Guarda Municipal de Londrina, que foi realizado em 2012 e homologado em 2013, terão até o dia 15 deste mês para serem chamados para integrar o contingente, caso contrário, o edital do processo seletivo irá prescrever. De acordo com Claudemir Alves de Carvalho, remanescente da Guarda Municipal, um grupo de candidatos aprovados estão lutando para conseguirem serem nomeados.

LEIA MAIS
GM é afastado após morte em confronto

"Os aprovados deveriam ser chamados até 2015, entretanto, a prefeitura – gestão de Alexandre Kireeff (PSD) – não teve o interesse de nos chamar e, desta forma, entramos na Justiça e houve a prorrogação para dezembro deste ano. Agora, estamos enfrentando aguardando a posição do prefeito Marcelo Belinati (PP). Durante a campanha eleitoral, ele conversou conosco e afirmou que iria nos chamar para que Londrina tivesse mais segurança, no entanto, até o momento, ele não compareceu em nenhuma reunião para nos dar uma posição", afirmou.

O atual efetivo da Guarda Municipal é de 356 agentes. Para Carvalho, este número é insuficiente para a segurança dos prédios públicos quanto para outras atribuições da Guarda. "O número ideal de agentes seria de mil guardas nas ruas de Londrina já que os mesmos também estão auxiliando a Polícia Militar com a segurança da cidade", enfatizou.

Cerca de 350 guardas aprovados em concurso aguardam convocação. A Prefeitura já informou anteriormente que a administração cumpriu o edital e não tem mais obrigação legal de chamar o restante dos aprovados.