Dores nas pernas são queixas frequentes de quem trabalha muito tempo sentado ou fica muitas horas em pé. A má circulação venosa do sangue nos membros inferiores é uma das principais razões para queixas como essa. O chefe de serviços de cirurgia vascular do Hospital Federal dos Servidores do Estado (RJ), vinculado ao Ministério da Saúde, Sergio Silveira Leal de Meirelles, afirma que atividades físicas aeróbias ajudam a evitar a má circulação venosa.
"Neste tipo de exercício os músculos que trabalham nos membros inferiores se contraem. Ou seja, a musculatura da panturrilha trabalha como se fosse um coração, empurrando o sangue para cima", explica o médico. No trabalho, Meirelles aconselha o uso de meias elásticas. "Elas são o melhor tratamento clínico na insuficiência venosa. Com a compressão adequada, evita a dor e o inchaço porque impede que a veia se distenda pela ação da gravidade", acrescenta.
Em casa, procure deitar-se com vários travesseiros sob os pés. Ou sente em uma cadeira e coloque os pés nas costas de outra cadeira. Outra forma de amenizar dores nas pernas é fazer intervalos frequentes para andar ou sentar com os pés para cima. "Esta é uma maneira de usar a gravidade para ajudar o sangue a se mover do pé e tornozelos de volta ao coração", afirma. Outra dica é ocasionalmente ficar na ponta dos pés.
O médico explica que o sistema venoso é responsável pelo retorno do sangue das pernas e pés para o coração e, ao contrário do sangue arterial, ele corre contra a força da gravidade, ou seja, não tem nenhum órgão como o coração para bombeá-lo de volta. "Isso é feito com a ajuda dos músculos e das veias das pernas e dos pés. Quando a pessoa fica muito tempo parada na mesma posição, dificulta essa volta".
Segundo o médico, quando o sangue não consegue subir, ele se acumula nas veias das pernas e pés. Elas ficam dilatadas e isso pode acarretar o surgimento das varizes. "O problema de má circulação tem relação de causa e efeito com a variz. Sintomas como pernas cansadas e pesadas pioram em quem tem varizes porque é mais um fator para dificultar a circulação", observa.
O especialista explica que as mulheres têm maior propensão de ter as veias dilatadas e ter varizes por fatores hormonais. E, ao contrário do que muitos acreditam, salto alto não aumenta a quantidade de varizes. "Quem usa salto por muitas horas seguidas tende a ficar com pé e tornozelos mais inchados, mas, assim como usar roupas apertadas, não é um fator que chegue a gerar distúrbio na circulação venosa", conclui.