Primeira escola de ensino técnico em Enfermagem de Londrina e do Norte do Paraná, o Centro de Educação Profissional Mater Ter Admirabilis (CEPMTA) receberá da Câmara de Vereadores a Comenda Ouro Verde, um dos mais importantes títulos concedidos às instituições no município. A cerimônia será realizada na segunda-feira, dia 28, às 20 horas, no Legislativo.
A iniciativa para a concessão da honraria partiu do vereador Professor Rony Alves (PTB). Fundado em 1º de abril de 1960 para atender inicialmente a Santa Casa, o CEPMTA nasceu da iniciativa da irmã Maria Adjutrix e teve como primeira professora a irmã Maria Hortense, bioquímica, que também participou ativamente da criação da escola.
Dirigido por irmãs de Maria de Schoenstatt, o Centro é administrado pela enfermeira e Irmã Elvira Maria Perides Lawand e contabiliza ao longo de sua história a formação de aproximadamente 15 mil profissionais. Funcionando atualmente na Avenida JK e com uma sede em construção na Zona Sul, a direção espera dobrar a capacidade de vagas e oferecer novos cursos já nos próximos meses.
O Centro de Educação ao longo do anos passou a desenvolver seus cursos em parceria com o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae), ligado ao Ministério da Saúde. Atualmente são 305 alunos nos 35 cursos em andamento em nível técnico, especialização para técnico em Enfermagem e cursos livres.
Para Rony Alves, a entrega da Comenda Ouro Verde é o reconhecimento público a uma instituição pioneira no Paraná que muito contribuiu para o desenvolvimento de Londrina como referência em qualidade na área da saúde. ''ôMuitos profissionais formados por esta escola estão atuando em outras regiões do País, atestando a qualidade do ensino oferecido.''