A 1º edição da Coleta de Eletrônicos acontecerá neste sábado (19), das 9 às 14 horas, no Residencial Vista Bela. Será realizada pela ONG E-Lixo em parceria com o Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Território (Dist). O ponto de coleta será a sede do projeto, na Rua André Buck, 641.
Serão recolhidos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que não estejam mais funcionando ou que, mesmo em boas condições, os moradores não queiram mais. A E-lixo, criada em 2008, é a única entidade em Londrina e região com licença do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para atuar na coleta de lixo eletrônico.
Além da coleta, será inaugurado um laboratório de informática, que também é resultado dessa parceria. "O laboratório pôde ser viabilizado em grande parte graças a doação de computadores da ONG E-Lixo. Este espaço servirá para capacitações em informática com cursos custeados pelo Dist" reforça a coordenadora do projeto, Ciliane Carla Sella de Almeida.
Por enquanto, o laboratório irá atender duas turmas de alunos da Escola Dist, que é mantida pelo projeto desde o início de 2015 e oferece ensino fundamental e médio na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) para moradores do bairro e do entorno. No total, serão dez computadores, cinco doados pela E-Lixo e cinco adquiridos pelo Dist.
O projeto é uma iniciativa do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, executado pelo Instituto Pólis, de São Paulo e Instituto Fazer, de Londrina.