Londrina – Reclamações e sugestões feitas por moradores, trabalhadores, representantes de associações e gerentes de empresas motivaram as alterações nos horários de várias linhas do transporte coletivo que passam pela região oeste de Londrina. De acordo com o gerente de Transportes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Wilson de Jesus, fiscais que atuam nos terminais central e da zona oeste ouviram opiniões e analisaram os pedidos feitos durante as duas primeiras semanas de funcionamento do Terminal da Avenida Leste-Oeste.
O gerente de Transportes afirmou que os horários de várias linhas foram adaptados para atender a necessidade de empresas e escolas. As reclamações registradas por causa da redução no número de veículos que circulam pela Avenida Tiradentes também está sendo resolvida aos poucos. "Incluímos mais dois carros entre as 16 e 19 horas na linha 308 (Jardim Bandeirantes). No 314 (Jardim Olímpico) vamos colocar mais um carro o dia todo e talvez um outro veículo se necessário. Neste caso, o tempo do percurso é prejudicado por causa do congestionamento no entorno das obras de duplicação da PR-445", explicou Jesus. O tempo médio dos atrasos será incluído na tabela oficial de horários da linha.
Um material informativo específico para a divulgação das alterações na Tiradentes será entregue aos usuários nas próximas semanas. "Como há alguns shoppings, supermercados e comércio vamos fazer um trabalho só para quem circula por ali. O material deve ficar pronto até quinta-feira que vem", afirmou. Enquanto isso, funcionários da CMTU permanecerão nos terminais para acompanhar o funcionamento do sistema.

OPINIÕES
Aos poucos, os usuários tentam se acostumar às mudanças estabelecidas após o início das atividades no terminal da zona oeste, no dia 23 de abril. Cinco linhas de ônibus foram extintas de imediato, outras oito foram criadas e houve alterações em, pelo meno, nove rotas já conhecidas pelos usuários. Cerca de 20 mil passageiros são atendidos nessas linhas.
As opiniões continuam divididas. Para a professora Joana D’Arc Gomes, a espera nos pontos pela linha 110 (Conjunto Mister Thomas) aumentou. "Fiquei 40 minutos no ponto da Avenida Dez de Dezembro. É muito tempo. Antes não era assim", reclamou. A atendente de farmácia Andreia Maria Mesquita contou que o percurso até o trabalho aumentou. "Eu moro no Ney Braga e trabalho na Tiradentes. Agora tenho que ir até o terminal da zona oeste para chegar até lá. Dificultou muito", afirmou.
A fisioterapeuta Débora Cristina Santos comemorou as mudanças. "Agora está mais rápido. Eu venho do terminal do Ouro Branco (zona sul) e não preciso passar pelo centro", destacou. O aposentado Antônio Gois da Silva também ressaltou a agilidade do serviço. "Os ônibus estão mais vazios e não demoram. A estrutura do terminal também ficou melhor", disse.
Conforme a CMTU, todas as informações sobre o trajeto e os horários das linhas do transporte coletivo estão disponíveis no site http://www.cmtuld.com.br/. Fiscais da companhia também estão a disposição nos terminais de ônibus para esclarecer as dúvidas da população.