O diretor de Trânsito e Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, garante que a Zona Azul está funcionando de forma satisfatória, apesar da falta de orientadores. ''A instalação dos equipamentos eletrônicos trouxe mais eficiência ao sistema, garantindo a rotatividade de veículos.'' Atualmente, Londrina conta com 132 parquímetros, distribuídos na Avenida Bandeirantes, em torno do Centro Cívico, nas Ruas Santos, Belo Horizonte e Paranaguá.
A intenção, de acordo com Jesus, é instalar os equipamentos eletrônicos em todos os locais de Zona Azul até o final do ano. ''Para tanto, vamos revisar todos os trechos, juntamente com o IPPUL (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina). Queremos avaliar onde realmente é necessário ter estacionamento regularizado e vamos redirecionar as vagas, reservando espaço para motos, idosos, deficientes, embarque e desembarque, carga e descarga'', informou. Ele ressalta, no entanto, que os orientadores vão continuar atuando.
Sobre as ruas onde não há orientador, Jesus garantiu que nestes locais os agentes da CMTU não aplicam multas. ''Antes de optar pela infração, o agente verifica se tem orientador no trecho. Eu não tenho conhecimento de nenhuma multa aplicada nestas situações'', afirmou.
Multas somente são aplicadas no caso do usuário extrapolar o tempo limite de estacionamento, que varia entre duas e quatro horas dependendo do local, e se não registrar a utilização da vaga no parquímetro ou com o orientador. ''Nestas situações, o usuário recebe uma notificação no valor de R$ 12 para ser regularizada no prazo de 48 horas. Se não regularizar em tempo hábil, a multa sobe para R$ 53'', explicou o diretor da CMTU.
Ele enfatizou que as placas não são retiradas, pois a falta de orientador não é um problema permanente. (P.C.B.)