Imagem ilustrativa da imagem Chuvas voltam a provocar estragos em Londrina
| Foto: Marcos Zanutto



As chuvas voltaram a ocasionar estragos em Londrina nesta segunda-feira (20). Em cerca de 30 minutos de um intenso volume de água e de fortes ventos, por volta das 17h30, dezenas de árvores caíram pela cidade e diversas ruas foram alagadas. Na avenida Higienópolis, na zona sul, os pontos mais críticos foram registrados entre as ruas Guararapes e Humaitá, e no trecho em frente ao Lago Igapó, que também aumentou consideravelmente a vasão de água.

Na avenida São João, esquina com rua São Pedro, na zona leste, um "riacho" se formou na via, bloqueando o trânsito e formando um longo congestionamento. Na avenida Duque de Caxias, a quantidade de água foi tanta quer invadiu a calçada. Já na PR-445, no trecho sentido jardim Cafezal, uma poça de água gigante se formou na rodovia, dificultando a travessia. Na rua Ademar Pereira de Barros, também na região sul, os carros tiveram que passar pela ciclofaixa.




De acordo com o instituto Simepar, os ventos chegaram a atingir 89 quilômetros neste final de tarde. Com isso, árvores foram ao chão em várias localidades. Na rua Finlândia, no jardim Inglaterra, uma árvore caiu sobre dois carros. Ninguém se feriu. Uma árvore de grande porte caiu na avenida Higienópolis esquina com a rua Humaitá. Houve registros de queda no jardim Monte Carlo e Del Rey.

Por meio de nota, a Prefeitura de Londrina informou que colocou todas as secretarias municipais à disposição para ajudar na recuperação e desobstrução de ruas e avenidas da cidade. Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) estão trabalhando na retirada das árvores. A Defesa Civil também está mobilizada. Um balanço sobre os estragos registrados no município será divulgado somente na manhã desta terça-feira (21).

Na quinta-feira (16), um temporal causou a queda de 20 árvores na área urbana da cidade e outras 30 na zona rural. A Defesa Civil registrou no dia 21 destelhamentos de imóveis. A previsão para esta terça é de pancadas de chuvas isoladas a partir da tarde.

SERVIÇO
Quem precisar de ajuda pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 153 ou 199.