O Lago do Igapó na manhã desta segunda-feira
O Lago do Igapó na manhã desta segunda-feira | Foto: Ricardo Chicarelli


Foram quatro dias de muita chuva aqui na região Norte do Paraná, o que contribuiu para a saturação do solo e para desânimo daqueles que não aguentavam mais tanta água. Para alívio daqueles que já estavam sem roupas secas, nesta segunda-feira diminuem as condições de instabilidade no Paraná. Com a presença de muita umidade e com temperaturas amenas, o dia começa com nevoeiros em diversas regiões do Estado. Em Londrina, a manhã desta segunda-feira foi marcada por uma leve neblina em algumas regiões, mas o céu azul predominou.

Alguma nebulosidade ainda foi registrada entre o norte e leste do Estado e as áreas de chuva se afastaram na direção do Sudeste do País e para o oceano. Com isto, a semana começa sem previsão de chuvas significativas e temperaturas um pouco mais baixas pela manhã, principalmente entre o Sul do Estado e os Campos Gerais. Também não se espera elevação significativa das temperaturas à tarde na maioria das regiões.

Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, na semana passada choveu 35 mm no dia 18; 77mm no dia 19; 14,4 mm no dia 20; e 36,6 mm no dia 21; totalizando 163 mm em 4 dias. Só para se ter uma ideia, a média histórica para este mês é uma precipitação de 114 mm. "O acumulado do mês já é de 227,4 mm, quase o dobro do esperado para essa época do ano", revela. Isso aconteceu porque houve áreas de instabilidade em função do fluxo de umidade que veio do norte do País, que ingressou pelo Mato Grosso do Sul e pelo Paraguai.

Associado a isso teve deslocamento da frente fria do Sul do país que favoreceu o aumento da instabilidade e provocou essas chuvas nesses dias. Além disso, houve a passagem de uma frente fria pelo oceano e isso contribuiu para trazer mais chuva para a região de Londrina.

Segundo Barbieri, a previsão para esta semana é de tempo estável. "O Sol predomina durante a semana toda. Ainda não tem previsão de mais chuva, mas se ela ocorrer pode ser no fim de semana, no sábado ou domingo. Vai dar tempo de lavar e secar as roupas", destaca.

Outro meteorologista do Simepar, Cezar Duquia, ressalta que as chuvas atingiram toda a região Norte e Noroeste do Estado, mas não há notícias de de estragos provocados pelas chuvas. "Ela não veio acompanhada de ventos fortes ou grandes rajadas. A gente verificou que teve alguma descarga de raios, mas a Defesa Civil não nos forneceu nenhuma notícias de estragos provocados por isso", ressalta. Ele ressalta que em função da previsão do tempo não ter nenhuma chuva significativa em vista para esta semana que inicia, o risco de enchentes de rios ou reservatórios é baixo. Os termômetros registraram temperaturas amenas neste começo de manhã. O menor registro ocorreu no sul do Estado, em Palmas 8,6 ºC.

Jataizinho sofreu com as fortes chuvas, mas tudo já está sob controle
Jataizinho sofreu com as fortes chuvas, mas tudo já está sob controle | Foto: Arquivo FOLHA