As celebrações de Natal em Londrina 2017 começam, oficialmente, nesta quinta-feira (7). A atração inicial será às 19 horas, com uma carreata do Papai Noel saindo do Sesc Cadeião Cultural, na Rua Sergipe, e percorrendo várias das principais ruas da região central. A trajetória compreende a passagem pela Catedral de Londrina e entorno do Lago Igapó, locais onde serão acendidas as luzes de Natal. A carreata culmina no momento mais aguardado da noite: a solenidade pública da chegada do Papai Noel, marcada para 20 horas, no Museu de Arte, na rua Sergipe, 640.

As famílias e crianças londrinenses poderão recepcionar o Papai Noel na cerimônia que contará com a presença do prefeito Marcelo Belinati, reunindo autoridades locais e representantes das instituições da sociedade civil que estão envolvidas na organização do Natal em Londrina. Durante o evento, o prefeito entregará uma chave simbólica da cidade ao Papai Noel.

A ação também marca a abertura oficial da Casa do Papai Noel, que funcionará no Museu de Arte até o dia 24 de dezembro, trazendo uma série de atividades aos visitantes. A organização das ações no local é do Sincoval. Para o diretor de Turismo da Codel, Fabian Trelha, a união e integração entre entidades públicas e privadas é um dos melhores caminhos para que Londrina possa fortalecer as ações de seu calendário e retomar seu desenvolvimento de maneira sólida. "O Natal é um dos exemplos deste trabalho unificado e a população será presenteada neste ano com belas celebrações e atrações artísticas e culturais até o fim do mês. O projeto do ‘Natal de Luzes’, com decoração e iluminação natalina em diferentes pontos, também deixará a cidade mais bonita e atraente sem que o Município tenha custos, uma vez que é feito por meio de parcerias", destacou.

Ao longo do mês de dezembro, Londrina terá como presente uma vasta programação com a realização de eventos gratuitos em vários espaços do município. As ações incluem concertos e cantatas de Natal, apresentações musicais e culturais, oficinas, festa do aniversário de 83 anos de Londrina, ações recreativas para o público infantil, entre outras. Espaços como o Lago Igapó, a Concha Acústica, a Praça da Bandeira, Praça Willie Davids e o Museu de Arte são alguns dos locais que vão sediar as atrações natalinas neste ano.

LUZES

Vários pontos da cidade já estão recebendo a instalação de decoração natalina pelo projeto "Natal de Luzes de Londrina", ação desenvolvida pela Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). A iniciativa está sendo realizada por meio de parcerias e não traz custos ao Município.

Árvores natalinas, iluminadas e em formato espiral estão sendo colocadas no Lago Igapó II. A Catedral também está com decoração praticamente finalizada para o evento de quinta-feira (7). Outras vias iluminadas pelo projeto serão as avenidas Avenida Ayrton Senna da Silva e Saul Elkind, além de espaços como o Teatro Ouro Verde e o Banco Sicoob. A previsão é de que todos os locais estejam acesos no dia 7 de dezembro, quando o comércio começa a abrir no período noturno, permanecendo assim até o dia 8 de janeiro de 2018.