A história do Centro de Valorização da Vida (CVV) no Brasil começa na década de 1960 com um grupo de jovens que, assustados com as estatísticas relacionados ao suicídio, resolvem criar a Campanha de Valorização da Vida, nome dado em sua fundação. A ONG, considerada uma das mais antigas no Brasil, foi criada em 1962 na cidade de São Paulo. Já em 20 de dezembro de 1973 foi reconhecida como entidade de Utilidade Pública Federal, no decreto de nº 73.348.

O CVV é associado ao Befrienders Worldwide, entidade com sede em Londres, que tem seu trabalho aliado a centros do mundo todo, que prestam serviços de apoio emocional. O projeto não tem vínculo com religião, governo ou partidos políticos, se mantendo com doações feitas por voluntários ativos e inativos através da mantenedora. O CVV está presente em 18 estados, com aproximadamente 70 postos. São cinco plataformas para atendimentos: Chat, Skype e e-mail (via internet), telefone 141 e no endereço. Em todo o Brasil são cerca de um milhão de atendimentos por ano.

Em Londrina, a ONG se instalou no ano de 1980, com seu primeiro posto de atendimento na Rua Mato Grosso. Atualmente, se localiza na Rua Bahia, 23A, Centro. (A.A.F.)