Problemas no telhado e na fiação elétrica do Centro de Educação Infantil (CEI) Milton Gavetti (Zona Norte de Londrina) precisam ser solucionados até janeiro de 2009 para que a Vigilância Sanitária não interdite o local. A direção do Centro está pedindo a ajuda da comunidade e de empresários para executar a obra, já que a verba arrecadada com promoções não é suficiente para cobrir as despesas com material e mão-de-obra. Quando chove, a água invade a unidade e impede o atendimento dos alunos. Oitenta e cinco crianças de dois a seis anos são atendidas no local.
A presidente do CEI, Gisela de Cássia Porfírio, afirma que o problema se arrasta há um ano e meio, quando uma pequena reforma foi feita no telhado da instituição, que já apresentava problemas com goteiras. ''As telhas que foram colocadas eram muito velhas e o serviço mal feito provocou mais problemas. Hoje o telhado está no limite para a segurança das crianças. Quando chove, não é goteira. Tudo vira uma cachoeira, alagando principalmente a sala do maternal, onde as crianças dormem. Temos que tirar as crianças correndo.'' Junto com a chuva, insetos e folhas também entram pelo telhado.
A verba de R$ 6.560 enviada mensalmente pela Prefeitura de Londrina só pode ser usada para o pagamento de funcionários, encargos trabalhistas e contas de água, luz e telefone. ''Não podemos utilizar esse dinheiro para a reforma e as promoções que fazemos não são suficientes para cobrir os custos com a obra, por isso precisamos de ajuda'', afirma a presidente do Centro, que trabalha como voluntária.
''Se não fizermos a reforma, a Vigilância Sanitária não vai liberar o alvará de funcionamento e o Centro será fechado'', afirma. Cerca de 150 telhas são suficientes para cobrir o telhado do centro. A instituição atende crianças dos Conjuntos Milton Gavetti e Paecambu II.
A presidente do Centro também precisa trocar a fiação elétrica do refeitório das crianças, que foi improvisado e está exposta, colocando em risco a segurança das crianças. ''Já compramos todo o material e só precisamos do serviço da mão-de-obra. Não conseguimos nenhum eletricista na comunidade. Se alguém se habilitar, vai ajudar muito.'' Os serviços e a doação podem ter a entrega de notas que poderão ser descontados no Imposto de Renda. ''Agora o centro está com toda a documentação em dia e precisamos manter o local funcionando''.
Serviço - Quem quiser ajudar pode ligar para Centro de Educação Infantil Milton Gavetti, no fone (43) 3337-1740