A tradicional Cavalgada da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina acontece neste domingo (10), em Londrina. Neste ano, a concentração para o evento começa às 9h em novo local: em frete ao Catuaí Shopping Londrina.

O cortejo sai do shopping às 10h passando pelas avenidas Madre Leonia Milito, Ayrton Senna, Maringá e Tiradentes, finalizando no Parque Ney Braga.

A Cavalgada que começou com a participação de 100 cavaleiros e amazonas cresceu e se tornou uma tradição como um dos eventos da ExpoLondrina tendo em média hoje, 1.500 participantes de todas as idades. Segundo o coordenador do evento, José Henrique Cavicchiolli, a expectativa é de que 1.700 pessoas participem da cavalgada neste ano. "Esperamos para 2013 cerca de 1.700 cavaleiros e amazonas"

Para esta, que será a 6ª edição da Cavalgada, estão sendo esperados comitivas e grupos de cidades do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de sócios e diretores da Sociedade Rural do Paraná, autoridades e a comunidade em geral. As nove candidatas a Rainha da Exposição também participarão e terão como transporte a "Catita", primeiro ônibus da Viação Garcia.

Tradição e segurança

A Cavalgada é uma homenagem da SRP aos antigos tropeiros que percorriam a região norte do Paraná e representa a conexão da cidade com o campo e sua ligação com as raízes rurais.

Durante todo o percurso, os cavaleiros poderão contar com equipes do 5º Batalhão da Polícia Militar, acompanhando o trajeto com viaturas, motos e cavalaria, que servirão como batedores, e equipes da Polícia Rodoviária e da Guarda Municipal, dando todo o suporte de segurança necessário para controlar o tráfego e auxiliar no bom andamento do evento. Além disso, fiscais da CMTU estarão incumbidos de interditar o trânsito possibilitando a passagem das comitivas.

Uma equipe de limpeza também foi contratada com o intuito de manter as ruas limpas, recolhendo os recicláveis e dejetos animais deixados após a passagem da cavalgada.