A instituição do Sagrado Coração de Jesus como padroeiro aconteceu em 1934
A instituição do Sagrado Coração de Jesus como padroeiro aconteceu em 1934 | Foto: Gina Mardones


Os fiéis da Arquidiocese de Londrina celebram nesta sexta-feira (23) o Dia do Sagrado Coração de Jesus. A instituição dele como padroeiro da cidade se deu em 1934, porém a data só passou a ser feriado municipal em 2002. Para marcar a comemoração, uma série de atividades estão programadas na Catedral Metropolitana, com missas, momentos de oração e procissão.

Segundo monsenhor Bernard Gafá, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a data é um momento para celebrar o amor de Deus pela humanidade. "O coração de Jesus santifica o amor dele por nós. Esta é a verdade mais essencial das sagradas escrituras. Na Bíblia Cristo diz que é manso e humilde de coração. Com essa data podemos aprender com ele e o que falta no mundo hoje, de fato, é isso, o amor, que acaba com a guerra, o ódio e a pobreza", ressalta.

A comemoração pelo Sagrado Coração de Jesus começou na terça-feira (20) e o principal momento será às 10h30 desta sexta, quando mais de 50 padres e o administrador apostólico, dom Manoel João Francisco, estarão presentes em uma celebração solene. "Será o ápice de toda essa festa que nossa paróquia irá vivenciar". A data é lembrada sempre na sexta-feira da semana seguinte ao dia de Corpus Christi.

Novo arcebispo da Arquidiocese de Londrina, dom Geremias Steinmetz, que está na diocese de Paranavaí (Noroeste), vai participar das festividades. Este será o primeiro contado dele com os católicos da região desde que foi nomeado pelo papa Francisco. A missa presidida por ele acontecerá às 19 horas, no dia do padroeiro. "A vinda dele é muito importante para ele e para nós. Dom Geremias já demonstrou a vontade de conhecer os fiéis e a cidade. Será uma satisfação recebê-lo", afirma monsenhor.

As atividades serão encerradas no domingo (25), às 15 horas, com uma missa especial com todos os coroinhas de Londrina e região. Nos dias de celebração, também será lembrado o cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, que na semana que vem completa 60 anos de vida sacerdotal. Ele foi o segundo arcebispo da cidade.

FESTA E SOLIDARIEDADE
Além da parte religiosa, a comemoração do Sagrado Coração de Jesus também é marcada pelas tradicionais barracas, que são montadas no estacionamento da Catedral Metropolitana de Londrina. Elas ficarão à disposição da comunidade na sexta-feira, das 8 às 22h, e no sábado (24), das 10 às 22h. Diversas guloseimas serão comercializadas nos dois dias, como lanches, pastéis, espetinhos e bolos, além de refrigerantes.

A Casa do Bom Samaritano e as pastorais da Catedral são as responsáveis por produzir os alimentos e cuidar dos espaços durante a festa. São dezenas de pessoas envolvidas na montagem de aproximadamente dez barracas. "No ano passado mais de 20 mil pessoas participaram da festividade. O fato de ter várias missas durante os dias ajuda muito. A expectativa para este ano está extremamente positiva", destacou Edson Sartori Pereira, coordenador de eventos da Catedral.

Todo o dinheiro arrecadado irá para a construção de uma igreja no jardim Santa Fé (zona leste). "Sempre repassamos o que conseguimos na área financeira em alguma causa. Isso é importante, pois a Catedral, como paróquia mãe, precisa ajudar seus filhos, e vimos nessa medida uma forma de conseguir isso", contou. A Catedral assumiu totalmente a obra, que é orçada em R$ 800 mil.

CONFIRA O QUE ABRE E FECHA NESTE FERIADO

A Prefeitura de Londrina informa o funcionamento dos serviços nesta sexta-feira (23), Dia do Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro da cidade. Não haverá atendimento ao público nas sedes administrativas da prefeitura, CMTU, Cohab e Procon.

SAÚDE
No dia 23 estarão fechadas as unidades básicas de saúde 12 horas, o Centro de Especialidades Odontológicas e a Policlínica. As UBS 16 horas (Maria Cecília e União da Vitória) funcionarão das 7 às 23h. Já as UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) 24 horas (Maria Angélica Castoldo e do Jardim Sabará) abrirão normalmente, assim como o Caps 3 (Pronto-Atendimento Psiquiátrico do Centro de Atenção Psicossocial), o PAI (Pronto-Atendimento Infantil), a Maternidade Municipal, o Samu e o Siate.

COLETA DE LIXO
A coleta do lixo domiciliar, segundo a CMTU, será realizada normalmente.

O recolhimento dos resíduos recicláveis será normal, com exceção dos bairros atendidos pela cooperativa Cooper Região, que adere ao feriado. Mais informações pelo Serviço de Atendimento à Comunidade (SAC) da CMTU, fone 3379-7900 ou no site www.cmtu.londrina.pr.gov.br.

FEIRAS LIVRES
As feiras livres e da Lua terão funcionamento normal, com presença facultativa dos comerciantes