Curitiba - Ao longo desta semana, entre 11 e 15 de setembro, a Caravana Literária segue com a visita de cinco escritores a nove cidades do interior do Estado. A inciativa da Biblioteca Pública do Paraná faz parte da programação do Mês da Literatura, projeto da Secretaria de Estado da Cultura que vem realizando atividades de incentivo à leitura, desde o dia 24 de agosto e segue até 29 de setembro. No total, até 23 de setembro, 15 autores percorrem 30 municípios do Paraná e da Região Metropolitana de Curitiba para falar sobre suas obras e temas ligados ao universo literário. Todos os eventos são gratuitos.

O escritor, tradutor e roteirista Santiago Nazarian abriu a programação da semana nesta segunda-feira (11) com palestra em Apucarana. Na terça-feira (12), ele conversa com o público sobre sua produção literária em Cambé. Também nesta terça, o premiado escritor Milton Hatoum, autor do romance Dois irmãos, estará em Ponta Grossa e, na quarta-feira (13), em Carambeí.

A poeta Adélia Woellner e o escritor paulistano Flavio de Souza também fazem palestra nesta quarta-feira nos municípios de Almirante Tamandaré e Guarapuava, respectivamente. Na quinta-feira (14), Souza estará em Pinhão, no Centro-Sul do Estado. Reinaldo Moraes, autor dos romances Tanto faz, Abacaxi e Pornopopeia, visita Toledo, também na quinta. O último evento da semana acontece na sexta-feira (15), com a presença de Moraes em Cascavel.

A CARAVANA
Pela programação da Caravana Literária cada um dos 15 autores escolhidos visita duas bibliotecas. As instituições selecionadas para receber os escritores abrangem as mais variadas regiões do Estado — dos Campos Gerais ao Sudoeste paraense — e são referências entre as quase 500 bibliotecas cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná, coordenado e administrado pela BPP.

Foram contemplados os municípios de Apucarana, Barracão, Cambé, Carambeí, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Guarapuava, Ivaiporã, Mamborê, Mandaguari, Morretes, Paranaguá, Paula Freitas, Pato Branco, Perobal, Pinhão, Pinhais, Piên, Ponta Grossa, Planaltina do Paraná, Rio Negro, Santo Antônio do Sudoeste, São José dos Pinhais, Terra Boa, Terra Rica, Umuarama, União da Vitória, Toledo e Vitorino.

MÊS DA LITERATURA
As atividades do Mês da Literatura seguem até 29 de setembro e, além da Carava Literária, incluem contação de histórias, oficinas e a exposição itinerante Palavras do Paraná. A programação iniciou em 24 de agosto, em Maringá, com o show Leminskanções — a data de abertura faz referência ao dia de nascimento do poeta Paulo Leminski (1944–1989).