Neste domingo (25), o vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) já terá início para os 99 candidatos inscritos para o curso de Música. As provas de habilidade específica serão aplicadas no campus universitário pela manhã, a partir das 8 horas, e no período da tarde, a partir das 14 horas. A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) recomenda que os candidatos chegam aos locais de provas com pelo menos 30 minutos de antecedência. O resultado será divulgado dia 30 de setembro, às 17 horas, no site da Cops (www.cops.uel.br) , junto com a publicação da segunda opção de curso de candidatos reprovados.

A prova de habilidade específica será realizada no Centro de Educação Comunicação e Artes (Ceca). A organização disponibilizará piano, bateria, caixa de som e microfone. Se o candidato pretende executar outro instrumento, deverá levar o seu próprio.

Este ano o número de candidatos inscritos para o vestibular da UEL aumentou de 21.815 (do último concurso) para 22.944, um acréscimo de 5,17%. Para a coordenadora do Cops, professora Cristiane Medina, o aumento em mais de mil inscritos pode estar relacionado ao desempenho da instituição no Guia do Estudante e no ranking The Top Universities In the World 2016/2017, do Quacquarelli Symonds, divulgados este mês.

Do total de candidatos, 15.492 são do Paraná (8.153 de Londrina). O segundo estado com mais candidatos é São Paulo - 6.452, equivalente a 28,12%. Com relação a candidato/vaga, os três cursos mais concorridos no sistema universal são Medicina (124,98 candidatos/vaga), seguido de Psicologia (30,43) e de Biomedicina (28,44).

Ao todo, o vestibular terá 13.625 mulheres e 9.318 homens. Cristiane informa que o inscrito mais novo possui 14 anos e irá concorrer a uma vaga no curso de Medicina. "Se ele passar e comprovar que terminou o ensino médio, poderá frequentar o curso normalmente", afirmou. Já o candidato mais velho possui 71 anos e vai fazer Direito. "Pelo menos por enquanto, pois existe uma outra inscrição em que a data de nascimento consta como sendo de 1933. Acreditamos que tenha sido um erro de digitação", observou.

A UEL oferta 2.480 vagas em 53 cursos de graduação, sendo que outras 600 serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A primeira fase será realizada no dia 23 de outubro, com a aplicação da prova de conhecimentos gerais. A segunda fase será nos dias 4 de dezembro (Línguas e Literaturas: Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação; 5 de dezembro (Prova Discursiva de Conhecimentos Específicos), e 6 de dezembro (Prova de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico).