A Prefeitura de Londrina divulga os canais de atendimento à população, sob responsabilidade de
secretarias e órgãos municipais, como Saúde, Educação, Obras e Pavimentação, Guarda Municipal, CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e Procon.



OBRAS
Serviços de pavimentação asfáltica (tapa-buracos) podem ser solicitados à Secretaria de Obras e Pavimentação (SMOP) pelo fone (43) 3341-1195, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13h. As demandas também podem ser especificadas pelo e-mail [email protected].

A população também pode procurar a Secretaria para solicitar outros serviços, como limpeza de galerias, desentupimento e substituição de guias e tampas de boca de lobo, pelo telefone 3323-4080 ou pelo e-mail [email protected]. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 7 às 13h.


SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com ouvidoria própria, que recebe reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões. O contato pode ser feito pelo telefone (43) 3375-0001 ou 0800-4001234, das 8 às 18h; ou pessoalmente, na sede da SMS, localizada na avenida Theodoro Victorelli, 103. Também está à disposição o e-mail [email protected].


DISQUE-DENGUE
O Setor de Endemias da Saúde disponibiliza o Disque-Dengue (0800-4001893), das 8 às 13h30. O cidadão pode tirar dúvidas e denunciar locais que tenham focos do mosquito Aedes aegypti. As empresas, escolas e demais instituições locais interessadas em receber ações educativas, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, para seus colaboradores e usuários também podem agendar atividades utilizando este atendimento.

GUARDA MUNICIPAL
A Secretaria Municipal de Defesa Social também conta com serviços de ouvidoria para as demandas relacionadas à Guarda Municipal (GM). A central de atendimento fica na rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 333, Jardim Higienópolis. O serviço funciona das 8h30 às 17h30. A população pode entrar em contato pelo telefone 3372-4661 ou pelo e-mail [email protected] .

Os telefones de emergência geral da Guarda Municipal são o 153 e 199. A chamada, sem cobrança de tarifa, pode ser feita tanto por telefone fixo quanto por celular, 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Outro número disponível para falar com a GM é o 3372-4678, junto à Defesa Social.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza mais uma edição da "Operação Noite Fria", que atende a população em situação de rua e de desproteção social. Qualquer cidadão que possuir informações sobre pessoas que vivem nas ruas e quiser ajudá-las pode ligar para (43) 99991-4568, que recebe qualquer tipo de ligação, inclusive a cobrar.

O serviço de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, de 7 h à 1h. Aos sábados, o atendimento é das 9 às 20h, e domingos e feriados das 9 às 15 h. A população pode telefonar também para o Centro POP, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, no (43) 3378-0417.

IDOSO

Para atender casos de violência contra idosos em Londrina, o Município disponibiliza atendimentos pelo Creas 4 (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) , pelo fone (43) 3378-0405. Outros canais disponíveis aos cidadãos são o Disque Idoso Paraná (0800-410001) e o Disque Direitos Humanos (100).

Em Londrina, também é possível registrar denúncia na instituição Cáritas Londrina pelo fone 3354-2853 ou 3354-2881 ou pelo email [email protected]. Nos dois locais do município, os cidadãos podem fazer suas denúncias pessoalmente. O Creas 4 fica na avenida Rio de Janeiro, 1.560 (quase esquina com a Rua Paes Leme). A Cáritas está situada à rua Umuarama, 46, no Jardim Santo Antônio.

OUVIDORIA-GERAL
O horário de atendimento é das 9 às 18h. Os telefones são 162, 3372-4530, 3372-4531 e 3372-4532. O atendimento pode ser feito também através do formulário disponibilizado na página inicial do Portal da Prefeitura, link www.londrina.pr.gov.br, e pessoalmente no prédio administrativo da Prefeitura, na avenida Duque de Caxias, 635, 2º andar.

CMTU
Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização – Serviço de Atendimento à Comunidade pelo fone (43) 3379-7900. O contato também pode ser feito pelo site cmtu.londrina.pr.gov.br. A sede administrativa da CMTU fica na rua Professor João Cândido, 1213.

PROCON
Para dúvidas, esclarecimentos ou reclamações, o Procon-LD está à disposição na rua Mato Grosso, 299, Centro, em frente ao Shopping Royal Plaza. O telefone é o 151.