Mais de dois mil livros infantis arrecadados em duas semanas. Este foi o saldo da campanha realizada pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Laura Virgínia de Carvalho Ribeiro, no Jardim Sabará 3 (zona oeste de Londrina). O objetivo da campanha foi aumentar o acervo da Biblioteca Monteiro Lobato, que contava com cerca de 500 livros. "Esse volume foi inesperado. Estávamos imaginado arrecadar uns 800, porque foi muito rápido. Só mandamos um bilhetinho na agenda das crianças e falamos com professores e amigos", disse a diretora do CMEI, Mirna Gentile.
O Centro de Educação Infantil, que conta com 154 alunos, com idade entre 4 meses e 5 anos, arrecadou 2.246 exemplares e, mesmo após o encerramento da campanha, continua recebendo doações. "Estamos catalogando todos os livros para organizar a biblioteca e disponibilizar para as crianças", explicou Mirna.
Os pequenos estão ansiosos para poderem manusear os novos exemplares do acervo da biblioteca. Os alunos ficaram encantados com a quantidade de livros que chegaram à unidade. "Eles participaram de todo o processo. Eles me chamavam na sala de aula para me mostrar sempre que chegava uma nova doação. No último dia, reunimos tudo e eles olhavam para os livros encantados. Reconheciam o que eles tinham trazido", contou a diretora.
Mirna enfatizou que esse tipo de ação estimula a leitura. Os professores do CMEI incentivam a curiosidade das crianças e estimulam que elas pesquisem sobre as coisas. "Umas das maneiras delas pesquisarem e saciarem a curiosidade é através do livro. A questão da campanha foi justamente encontrar um caminho para solucionar um problema, que era a necessidade de aumentar o nosso acervo", afirmou Mirna.
A campanha também estimulou a solidariedade entre as crianças. Os professores trabalharam a questão da doação e da solidariedade em sala de aula. "Eles perceberam que ‘o que eu trouxe e o que meu amigo trouxe’ é algo nosso, é do coletivo. E hoje, num tempo em que as pessoas pensam só em si, é preciso incentivar o coletivo", comentou a diretora.
Os alunos arrecadaram livros de literatura infantil de excelente qualidade. "São livros com conteúdo muito bom, que permitem trabalharmos a importância e o prazer pela leitura e mostrar que por meio dela é possível acessar conhecimentos", enfatizou.
Entre os títulos, estão coleções de clássicos infantis e até livros que não são mais vendidos, como o "Sanduíche da Maricota", de Avelino Guedes, que, segundo Mirna, é difícil de encontrar até em sebos. Além da doação da comunidade escolar, o CMEI também recebeu livros de escolas particulares e até de um sebo da cidade.