O Hospital do Câncer de Londrina (HCL) é o único da região capacitado para realizar procedimentos mais complexos em crianças. Sonho antigo, a construção de uma ala exclusiva para quimioterapia pediátrica está em andamento, mas ainda é preciso adquirir equipamentos e móveis, que devem custar cerca de R$ 326 mil.

E conseguir recursos para ajudar a equipar essa nova unidade é o objetivo da campanha que a ONG Viver realiza em parceria com o Instituto Ronald McDonald. Neste sábado (27), todo o valor arrecadado com a comercialização do lanche Big Mac, nos restaurantes da rede McDonald's, será destinado à unidade.

"O McDia Feliz vem a somar conosco, porque se a gente não tivesse essa arrecadação seria muito mais difícil angariar essa verba. Isso tem uma importância muito grande para conseguir melhorar o atendimento às crianças", ressaltou a presidente da ONG Viver, Lorena Guskuma.

Fundada em 2001, a ONG Viver presta apoio a crianças e adolescentes com câncer, internadas e em tratamento nos hospitais do Câncer e Universitário de Londrina. É oferecido um trabalho importante de suporte a famílias dos pacientes, oriundos de 57 municípios do Paraná. Atualmente são 140 crianças cadastradas.

Uma boa parte do trabalho desenvolvido na ONG vem do esforço de voluntários que atuam em diversos setores dentro da entidade. Antes de começarem a exercer qualquer atividade, eles passam por entrevista com psicólogo e treinamento e, então, escolhem a área de maior interesse ou afinidade. No artesanato, por exemplo, há nove voluntárias fixas e a produção é vendida em bazares e feiras. Todo o dinheiro arrecadado é destinado à manutenção do espaço.

Os voluntários chegam de diferentes formas até a ONG. Alguns vão até a casa para comprar os produtos feitos pelos artesãos e acabam se oferecendo para ajudar, outros conhecem a entidade nos estandes montados em feiras e bazares e há aqueles que são levados por outros voluntários. Foi assim com Maria Aparecida Marques Lima, que há quatro anos dedica seu tempo à ONG. "Depois de me aposentar, conheci a Dorian (Guerra, fundadora da casa) em uma palestra. Vim conhecer o local e fiquei no grupo de artesanato. Acompanhando o tratamento das crianças atendidas aqui, a gente percebe a importância do apoio que a casa dá a elas."

SERVIÇO – Para aderir à campanha basta adquirir um tíquete do Big Mac, no valor de R$ 15,50, até sexta-feira (26) na ONG Viver ou no balcão em um dos restaurantes McDonald’s no dia do evento (27). Além dos tíquetes, a entidade comercializará produtos promocionais como bottons, camisetas, copos e baldes de pipoca. A ONG Viver fica na Rua Lucila Ballalai, 391, fone (43) 3343-0044.