Curitiba - As conhecidas "caçambas" -recipientes de metal destinados a receber os rejeitos de obras e construções- agora poderão ser guinchadas, caso estejam em situação irregular.
Na semana passada, a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), empresa que administra o transporte coletivo na Capital, fez a licitação para a contratação de serviço de um guincho para realizar essa tarefa.
Até então, não havia equipamento próprio para esse tipo de serviço. "Tinha que contar com a boa vontade da empresa ou com o guincho do BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito)", conta a diretora de trânsito de Curitiba, Rosângela Batistella.
Segundo ela, é comum a ocorrência de infrações por parte das empresas de locação de caçambas que, muitas vezes, deixam esses equipamentos em locais impróprios ou realizam seu transporte dentro do anel central da cidade fora dos horários permitidos (entre 20 e 8 horas).
A empresa vencedora da licitação, realizada na última quarta-feira, foi a Auto Socorro Removcar Ltda., que tem 60 dias para colocar o guincho à disposição do poder público. A remoção poderá ser feita a qualquer momento a partir de ordem da Diretoria de Trânsito (Diretran). As caçambas apreendidas serão encaminhadas para o mesmo pátio onde ficam os veículos guinchados.
Para o empresário Rodrigo Taques Martins, da empresa Rota Locação de Caçambas, a novidade veio em boa hora. "Vai ajudar a tirar o pessoal que age clandestinamente", afirma.
Segundo ele, a atuação de empresas à margem da lei acaba prejudicando o mercado, pois elas conseguem derrubar os custos. Com o guincho, as empresas teriam em se adequar à legislação.
"A gente é obrigado a trabalhar com uma margem de lucro muito pequena", diz ele, que cita como exemplo o adicional noturno e as horas extras que devem ser pagas aos motoristas para o transporte das caçambas dentro dos horários permitidos.