Comemorando 20 anos de atividade em 2107, a Associação Cultural Italiana do Norte do Paraná – I Bravissimi presta homenagem ao seu fundador, padre Vitor Groppelli, com missa especial neste domingo (20), às 10h30, no Santuário Eucarístico (Av. Madre Leônia Milito, 575), em Londrina. A missa será concelebrada por padre Wagner Rodrigues Pereira e monsenhor Groppelli e contará com a participação do Grupo Intermezzo.

Na ocasião, também serão comercializados livros de autoria de Groppelli, com renda revertida para a manutenção das obras da instituição Nazaré Santuário da Família, também fundada por ele. Morando na Itália desde abril, Groppelli está em visita a Londrina e região até outubro, quando retorna à sua cidade-natal, Crema (Itália).

Sempre incentivador das artes e com intensa produção literária, com mais de 15 livros publicados nas áreas de questões familiares e pastorais, padre Groppelli, que está com 79 anos, chegou ao Brasil em 1972 e sua primeira paróquia foi em Porecatu (Região Metropolitana de Londrina), onde atuou por dois anos.

Em Londrina, atuou na arquidiocese durante 28 anos, sendo bastante conhecido por seu trabalho na Paróquia Imaculada Conceição. E foi dele a ideia de criar em Londrina uma associação que incentivasse o conhecimento da cultura italiana, surgindo assim I Bravissimi. Ordenado em 1964, padre Groppelli é licenciado em teologia dogmática, com especialização em cristologia.

Ele também foi o grande responsável por fundar a instituição Nazaré Santuário da Família, em 1994, também conhecido como Instituto da Família, que atua na área de atendimento psicológico e aconselhamento familiar. Padre Groppelli foi pioneiro na cidade em atendimento e aconselhamento a casais, descasados e recasados, orientando e dando cursos. Desde 2000, o instituto conta com a colaboração das Irmãs Claretianas e é presidido atualmente por Antonio Baccarin.