Foz do Iguaçu - Limpeza, poda, recuperação de passarelas e bancos, identificação da flora, pintura dos recintos dos animais, do prédio administrativo, entre outras obras, estão sendo realizadas pela secretaria de Agricultura, no Zoológico Bosque Guarani de Foz do Iguaçu (Oeste).
Os trabalhos de revitalização seguirão por cerca de mais dois meses e contam com a mão de obra de dez detentos do Centro de Detenção e Ressocialização de Foz, que recentemente fez um convênio com a Prefeitura para capacitação e inclusão desses apenados.
Segundo o diretor do Departamento de Zootecnia Mario Manoel Laurindo, entre outros serviços, já foram realizados a limpeza da área do bosque, pintura do prédio e reparos em geral. ''Agora estamos na parte da recuperação das passarelas, que são em petit pave. O que vai melhorar a acessibilidade de cadeirantes e carrinhos infantis'', informa.
Nesta semana começam os serviços de pintura dos 22 recintos dos animais, que abrigam mamíferos, aves e répteis. O trabalho consiste na remoção, lavagem e pintura das estruturas metálicas. Simultaneamente estão sendo colocadas placas de identificação nas árvores com o nome científico e comum.
Laurindo informa que o Bosque Guarani completará 16 anos e é uma unidade de conservação e preservação do patrimônio, que tem nascentes de água que formam quatro lagos. ''Além de desenvolver educação ambiental e ser ponto turístico'', acrescentou.
No mês de março terão início as obras de reforma e adequação interna do prédio existente na unidade, onde irá funcionar o centro de educação ambiental, para atendimento a estudantes, grupos de estudo, entre outras atividades.
Segundo o biólogo Sidnei de Oliveira, o zoológico abriga no grupo dos mamíferos irara, furão, quati, macacos, saguis, entre outras espécies. Entre as aves, é possível ver papagaios, araras, ema e cisnes. E, no grupo dos répteis tem jabutis, jacaré, iguanas, cobras, entre outros. Na área também foram identificadas 36 espécies de aves.
Serviço - O Zoológico Bosque Guarani recebe frequentemente a visita dos alunos das escolas municipais e também particulares. As visitas podem ser agendadas na Divisão de Educação Ambiental, pelo fone (45) 3901- 3377. O zoológico fica na Rua Tarobá, 875.