Curitiba - O ônibus biarticulado que estava dentro de uma loja, na esquina da Avenida Visconde de Guarapuava e Travessa da Lapa, em Curitiba, foi finalmente removido. A operação de retirada, comandada pela Comissão de Segurança e Edificações (Cosedi) da Prefeitura de Curitiba, começou às 15 horas de quarta-feira e só terminou por volta da 1 hora de ontem. O escoramento do prédio, que corria o risco de desabar, foi feito com estruturas metálicas. O biarticulado invadiu a loja na noite de domingo, depois de um acidente de trânsito.
As obras de recuperação da estrutura do local devem ser finalizadas em uma semana. Segundo o engenheiro civil da Cosedi, Jorge de Castro, o risco de desabamento já não existe mais. Ainda assim, a loja de motocicletas e o hotel que funcionam no lugar continuam interditados. Não há data de liberação para o funcionamento. De acordo com engenheiro, tanto os custos da remoção quanto as obras estão sendo custeadas pela empresa Transporte Coletivo Glória, responsável pelo biarticulado.
A remoção do veículo exigiu muito trabalho dos envolvidos. Depois da retirada dos escombros, o teto foi escorado com estruturas metálicas. Mesmo sem o risco do desabamento, o biarticulado só pôde ser guinchado às 11h50 de quarta-feira, depois de parte do teto do veículo ser cortada. ''O ônibus estava prensado na estrutura, entalado dentro do prédio'', explica engenheiro.