Avenida Higienópolis: em alguns trechos, motoristas só conseguem visualizar as placas quando estão sob elas
Avenida Higienópolis: em alguns trechos, motoristas só conseguem visualizar as placas quando estão sob elas | Foto: Fotos: Saulo Ohara



Na Avenida Juscelino Kubitschek, entre a Avenida Duque de Caxias e a Rua Mato Grosso (centro de Londrina), a placa de trânsito instalada para indicar aos motoristas a direção da Santa Casa e do Centro Cívico está encoberta pelos galhos de árvores. Eles cresceram tanto que a visualização fica prejudicada até mesmo para os pedestres. Esse não é o único caso em Londrina. A poda inadequada de árvores prejudica a sinalização de trânsito e complica a vida de condutores em várias vias e em todas as regiões da cidade.

"Os galhos das árvores sobre as placas e os semáforos atrapalham muito. Tem placa que a gente nem consegue ver. A Prefeitura tem que cuidar mais porque as placas estão no lugar certo, as árvores é que têm que ser podadas para não prejudicar a visão", disse o motorista Francisco Barbosa Lima, que todos os dias vem de Leópolis (Norte) para Londrina trazendo pacientes para consultas e tratamentos médicos. "Na Avenida Bandeirantes também tem placas encobertas. Quem vem de fora e não conhece, não consegue se orientar pelas placas", acrescentou ele.

Equipe da Sema trabalha na Leste-Oeste; na secretaria há 3,5 mil pedidos de poda e mais de 1,7 mil de erradicação de árvores
Equipe da Sema trabalha na Leste-Oeste; na secretaria há 3,5 mil pedidos de poda e mais de 1,7 mil de erradicação de árvores



Na Avenida Rio de Janeiro, há vários trechos onde os galhos de árvores atrapalham a sinalização. Um deles é próximo à Rua Alagoas. O mesmo acontece na Avenida Higienópolis. Entre as ruas Tupi e Pio XII e entre as ruas Piauí e Pará, os motoristas só conseguem visualizar as placas quando estão sob elas. E mesmo algumas placas de sinalização instaladas nas calçadas indicando limite de velocidade, conversões permitidas e vagas exclusivas de estacionamento também não podem ser vistas porque as copas de árvores mais baixas tapam a visão.

Em direção à zona norte, na Avenida Rio Branco, há vários trechos com o mesmo problema. "Aqui as podas são feitas apenas para não danificarem os fios da rede elétrica, tanto que a árvore é podada em 'V'", destacou o proprietário de uma empresa na Avenida Rio Branco, Carlos Silva. Bem em frente à empresa dele, próximo ao viaduto da Avenida Brasília, os galhos de uma árvore escondem a placa que indica o acesso à BR-369, que leva a São Paulo, informação muito útil principalmente a motoristas de fora da cidade. "Eu posso estar enganado, mas acredito que só a Copel faz a poda aqui. Tenho a empresa há 18 anos e acho que nunca vi a prefeitura fazer a poda dessas árvores."

A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) iniciou a semana fazendo a poda de árvores da Avenida Leste-Oeste, próximo ao cruzamento com a Rua Mossoró (centro). Nesta segunda-feira (16), funcionários da secretaria realizavam a poda de galhos que encobriam placas e semáforos na via. Segundo o diretor Operacional da Sema, Marcus Vinicius Tersariol, este serviço deve ser concluído em três dias, no máximo, mas não há um cronograma desse tipo de trabalho. Com uma equipe de apenas três funcionários, a secretaria atende as demandas à medida em que elas vão surgindo. "Com o calor e a chuva, as árvores brotam muito. É como o mato. Fazemos ações em vários locais. Além de atrapalhar a visualização de placas e semáforos, os galhos também atrapalham a passagem de caminhões e ônibus. Atendemos pontos isolados conforme vão aparecendo os pedidos. Fazemos onde é mais urgente. Nesse período, perto do retorno das aulas, também recebemos muitas solicitações de podas das escolas", disse Tersariol.

O andamento do trabalho, afirmou o diretor, poderia ser agilizado se o triturador de galhos estivesse funcionando, mas o equipamento está parado desde o final do ano passado aguardando manutenção. "Precisamos substituir as duas facas, danificadas com o uso. Vamos tentar uma parceria com a Sercomtel para a compra do equipamento. A Sercomtel também depende do serviço de poda", explicou.

Além das podas, destacou ele, os três funcionários de que a Sema dispõe ainda são responsáveis por atender a outras demandas, como erradicações. Hoje, na secretaria, há 3,5 mil pedidos de poda e mais de 1,7 mil de erradicação de árvores.

SERVIÇO
Quem quiser solicitar a poda de árvores pode entrar em contato com a Sema pelo telefone (43) 3372-4750 ou 3372-4763.