A trupe de acrobatas deu uma pequena demonstração da arte milenar circense
A trupe de acrobatas deu uma pequena demonstração da arte milenar circense | Foto: Anderson Coelho



Crianças internadas no Hospital do Câncer de Londrina receberam uma visita inusitada nesta quinta-feira (10). Artistas do Circo da China coloriram os corredores do hospital e deram uma pequena demonstração da arte milenar circense. A trupe de acrobatas Shenyang Acrobatic Troupe está de passagem pela cidade, onde apresenta, neste fim de semana, o espetáculo "A Jornada do Panda Sonhador".

O tradutor da trupe, Lu Zhenghao, explicou que em todas as cidades brasileiras nas quais o circo se apresenta tornaram-se um hábito as visitas a instituições como hospitais, escolas e centros culturais. "Sempre tentamos fazer esse trabalho com crianças", disse Zhenghao. Depois de Londrina, a trupe segue para Curitiba, onde está programada uma visita ao Hospital Erasto Gaertner, especializado em oncologia.

Durante a hora em que passaram no hospital de Londrina, os acrobatas atraíram os olhares curiosos não só de pacientes, mas também dos funcionários, que correram para o corredor para acompanhar a visita munidos de seus aparelhos celulares. Pai de João Miguel, 3, que passa pelo tratamento de um tumor na bexiga, Heverson Gonzales Ribeiro acredita que a visita dos artistas contribui para distrair os pacientes e fazê-los esquecer um pouco da rotina do tratamento, especialmente difícil para os pequenos. "O tratamento do João já dura oito meses e esse é o tipo de coisa que ajuda a distrair."

No início, João Miguel estranhou os artistas, ficou envergonhado e chorou. Mas depois gravou a apresentação no celular e estava empolgado para rever o vídeo e tentava, no chão, fazer contorcionismos como os realizados pela trupe.

No ambulatório, pacientes que aguardavam atendimento também foram recepcionados pelos artistas chineses. A dona de casa Terezinha de Jesus, que acompanhava a amiga Valdelinda Delgado em uma consulta, ficou feliz por poder ver o grupo de perto. "Eu adoro isso. Quando eu era criança também fazia isso. Sempre fui muito flexível e gostava de me contorcer também", contou, demonstrando que ainda é capaz de tocar os pés com as mãos mesmo após um acidente que a obrigou a colocar três pinos na perna. "Nem o acidente conseguiu me parar. Sou muito ativa", comentou. "Gostei muito de vê-los aqui. Não sabiam que estavam de passagem por Londrina", disse Valdir de Sena, que aguardava uma consulta.

Presidente do Conselho Deliberativo do hospital, Nelson Dequech elogiou a iniciativa do grupo de artistas. "Para as crianças é uma alegria e essa alegria ajuda muito no tratamento. Temos o Plantão Sorriso, o nosso capelão toca violão, ações como essas não deixam cair o astral do paciente. Isso é muito importante nos hospitais."

O Circo da China não vinha a Londrina há dez anos. O espetáculo inédito conta com 45 pessoas no elenco que se dividem na apresentação de 15 números. As apresentações acontecem nesta sexta, sábado e domingo, na arena coberta do Catuaí Shopping.