Apucarana - A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que existam cerca de 70 milhões de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e por isso instituiu em 2008 o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). No Brasil, são dois milhões de pessoas. Para estimular o debate e o entendimento sobre a questão, o Centro de Apoio Multiprofissional Escolar (Came), braço da Autarquia Municipal de Educação, promove o Mês do Autismo em Apucarana. Além dos encontros da Educação Especial e Rede de Atenção Psicossocial com Ênfase em Autismo, reunindo profissionais da Educação e da Saúde, haverá sessão de cinema, panfletagem, campanha de conscientização no comércio, entre outros.

"Diferentemente de outros tipos de crianças ou adultos especiais, não é fácil identificar o autista, assim como não é fácil obter o diagnóstico, feito por um time multiprofissional", afirma a coordenadora do Came, Léia Sofia Viale. Ela acrescenta que a conscientização da população interfere de maneira positiva na vida do autista. "Essa campanha no comércio e a panfletagem que faremos no centro da cidade visam uma sensibilização maior a respeito dos transtornos do espectro autista, quatro vezes mais frequente em meninos do que em meninas. Por isso vamos deixar Apucarana inteira azul nas próximas semanas", afirma.

Os TEAs têm em comum um conjunto de condições comportamentais caracterizado pelo prejuízo no desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação e de cognição da criança. Por isso, os serviços municipais precisam "entender para atender", afirma a coordenadora de Saúde Mental do Centro de Assistência Psicossocial, Lilian Domingues. "Lutamos para que as portas de nossas UBS estejam cada vez mais abertas e nossos profissionais habilitados a lidar com esses pacientes."