Do tempo de pré-escola, eles lembram das brincadeiras, das professoras e do lanche caprichado servido no intervalo das atividades. Estudantes do ensino médio, concordam que as primeiras experiências escolares influenciam o desempenho na atual fase da vida, quando livros, cadernos e a sistematização do conhecimento ocupam boa parte do tempo.
''A pré-escola me ajudou a crescer. Foi nessa época que aprendi a me adaptar a novas situações'', afirma Raquel Nagay, 16 anos, estudante do primeiro ano. Colega da garota, Guilherme Quintelo Duarte, 14, acredita que a educação infantil ensinou-o a relacionar-se e interagir, o que facilita a convivência com os colegas e a realização das atividades propostas pelos professores.
Danilo Quintelo Duarte, 15, está no 2º ano e lembra dos passeios e das aulas de culinária. ''Foi naquela época que aprendi a ler e escrever. Utilizo esses conhecimentos até hoje'', brinca. Andressa Nakada, 16, também do 2º ano, acha que o estimulo à socialização facilitou a adesão à proposta da escola para o ensino médio, baseada na discussão de problemas e realização de trabalhos em grupo. ''Também mantenho amigos da época da pré-escola.''
Observadores atentos do desenvolvimento dos filhos, os pais consideram que a frequência à escola na primeira infância foi fundamental para a vida escolar das crianças. ''Eles são responsáveis, apesar da adolescência, e sabem se comportar na sala de aula'', considera o corretor de seguros Albery Garcia Duarte, pai de Guilherme e Danilo. Mãe de Andressa, a gerente de restaurante Mari Nakada conta que a filha sempre fez as tarefas e levou os estudos à sério. ''São atitudes que aprendeu quando era pequena. Ela sempre foi muito dedicada''.
Elizabeth Pereira Luna, coordenadora de ensino médio do Colégio Sesi, explica que a escola busca desenvolver habilidades como a capacidade de criticar, argumentar, agir com responsabilidade e ter auto-crítica. ''Os alunos que recebem essa formação desde pequenos são mais fáceis de lidar, além de apresentarem maior desenvoltura na exposição das idéias através da fala ou de textos.'' (C.A.)