Imagem ilustrativa da imagem Após espera de seis anos, primeira escola do Vista Bela é inaugurada
| Foto: Saulo Ohara



Após seis anos da inauguração do Residencial Vista Bela (zona norte), em 2011, o governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira (24) a primeira escola do bairro. O residencial, onde vivem 12 mil pessoas, só contava com um centro municipal de educação infantil. Os alunos maiores estão matriculados em escolas de bairros das zonas norte e oeste. O Colégio Estadual Vista Bela tem capacidade para cerca de 2,5 mil alunos e a gestão será compartilhada entre Estado e município. Do total de vagas, 500 serão para o ensino municipal.

A obra custou R$ 5,3 milhões dos quais R$ 4 milhões foram repassados pelo governo federal e o restante pelo governo do Paraná. A construção começou em maio de 2016 e deveria ter sido entregue em maio deste ano, mas chegou a ser paralisada durante a execução por falta de repasse de verbas do governo federal. O prédio tem 24 salas de aula, além de refeitório, despensa de alimentos, cantina, quadra coberta, pátio descoberto, sanitários para alunos e para professores, elevador para portadores de necessidades especiais, passarela e casa do zelador. São 3,5 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 12,7 mil metros quadrados.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, 900 crianças do Residencial Vista Bela estudam em 22 escolas municipais de outras regiões e o transporte é por conta da prefeitura. A partir do ano que vem, 500 desses alunos serão transferidos para a nova escola, que terá dez salas de aula reservadas ao ensino municipal, do 1º ao 5º ano, nos turnos da manhã e da tarde. "(Ter a escola municipal no bairro) é muito importante porque essas crianças não conseguem participar de atividades que são realizadas à tarde na escola porque é longe, não conseguem ir à festa no sábado, não consegue ter uma interação com a comunidade porque mora em um lugar e estuda em outro. Então, a gente está muito animado com o fato de essas crianças estarem próximas de casa e o fato de compartilhar o espaço é mais interessante quando você pensa que um filho vai entrar aqui no primeiro ano e vai sair depois do ensino médio", destacou a secretária.

O critério de seleção das crianças que serão transferidas para a nova escola será a distância. Terão prioridade os alunos de 14 escolas cujo deslocamento entre o bairro e o estabelecimento de ensino é mais demorado. Alunos de ensino integral também não serão transferidos.

A chefe do NRE (Núcleo Regional de Educação), Lúcia Cortez, disse que as duas mil vagas restantes serão suficientes para atender a todos os alunos do ensino estadual do bairro e que a transferência começa a ser feita em dezembro para o ano letivo de 2018. "Vamos ter vagas para todos os estudantes do bairro que precisam", garantiu.

Imagem ilustrativa da imagem Após espera de seis anos, primeira escola do Vista Bela é inaugurada
| Foto: Saulo Ohara



"A cidade cresceu muito para essa região e precisa proporcionalmente oferecer à população serviços públicos e de qualidade. Aqui faltava uma escola deste porte para atender todo esse crescimento, a demanda dessa região e desses bairros", disse o governador Beto Richa, que participou da inauguração.

A dona de casa Maria Furquim Duarte, no entanto, prevê déficit de vagas para o ensino estadual. "Tem muito mais alunos aqui do que cabe na escola. Tem muita criança aqui no bairro. Não vai caber todo mundo", afirmou ela, que vive no Residencial Vista Bela há seis anos.

Para outros moradores, tão importante quanto a escola é a viabilização de outros serviços, como postos de saúde e segurança pública. "O posto de saúde daqui do (jardim) Padovani nem sempre tem médicos e a gente tem que ir para o posto do (jardim) Leonor (zona oeste)", queixou-se a dona de casa Edy Furquim. "Falta segurança para a população daqui do Vista Bela e precisa de mais projetos para as crianças que funcionem fora do período escolar para que as crianças não fiquem na rua", cobrou a balconista Lilian dos Santos.