Foz do Iguaçu - O Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), formado por alunos de Engenharia Elétrica e Mecânica do campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participará da Shell Eco-maraton 2012 com o carro de Etanol batizado carinhosamente pelos jovens pesquisadores de ''Etanóis''.
O evento será realizado de 29 de março a 1º de abril, nas ruas do Centro de Houston (EUA), capital mundial da energia. Promovida desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é a quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América Latina.
''A nossa expectativa é de ficar entre os primeiros colocados nessa competição, já que produzimos um carro dentro das normas exigidas e com um consumo bastante parecido com o carro anterior, ou seja, que faz 736 km/1'', conta o acadêmico do 5º ano de Engenharia Mecânica da Unioeste, Renan Pemp, que faz parte do grupo de pesquisa. O grupo participará do evento com apoio da Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
A equipe, que é formada por 20 acadêmicos, no ano passado foi uma das grandes surpresas da 8 Maratona Universitária da Eficiência Energética, realizada no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo. O grupo bateu o recorde de consumo da prova na categoria Etanol e conquistou o primeiro lugar ao fazer 736 Km/l, superando os 140 Km/l obtidos pela Anhambi Morumbi, no ano passado.
O GCEE foi criado em 2009, fruto da ideia de cinco alunos do segundo ano de Engenharia Elétrica, da Unioeste. A proposta do grupo era de trabalhar o conceito de ''tecnologia verde'', por meio da pesquisa e do desenvolvimento de novas tecnologias. O projeto expandiu e mais acadêmicos foram convidados a participar do grupo. Eles foram responsáveis pela construção de três protótipos de veículos: movidos à energia elétrica, gasolina e etanol.